Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir, no domingo, o dérbi entre Benfica e Sporting, marcado para as 18h00, no Estádio da Luz, a contar para a 16.ª jornada da I Liga 2022/23.

Mas este está longe de ser o primeiro embate entre águias e leões que o experiente árbitro de 43 anos da Associação de Futebol do FC Porto vai dirigir. No passado, Artur Soares Dias já esteve arbitrou por sete vezes o dérbi dos dérbis da cidade de Lisboa(alguns deles bem marcantes). E o equilibro é a nota dominante.

Sete dérbis dirigidos, três vitórias para cada lado

Efetivamente, Soares Dias já esteve em sete duelos entre Benfica e Sporting e o registo não podia ser mais equilibrado: três vitórias para cada lado e um empate.

Curiosamente, também o Benfica-Sporting da temporada passada foi dirigido pelo juiz do Porto, com o Sporting a levar a melhor por 3-1. E o encontro anterior entre encarnados e verdes-e-brancos arbitrado por Soares Dias também tinha terminado com triunfo do Sporting: 1-0 em Alvalade, com um golo tardio de Matheus Nunes em 2020/21, ano do título dos leões.

Antes, em 2018/19, também em Alvalade, Artur Soares Dias apitou uma vitória clara, por 4-2, do Benfica em Alvalade, num jogo com um penálti para cada lado e uma expulsão para os encarnados (de Vlachodimos) perto do fim.

Duas épocas antes, em 2016/17, Soares Dias também havia arbitrado o 'dérbi eterno' lisboeta em Alvalade, naquele que foi o único a terminar empatado sob o seu apito: 1-1, com Adrien a marcar bem cedo de grande penalidade para os leões antes de Lindelof empatar de livre para as águias. O Benfica foi campeão essas duas épocas.

O dérbi anterior sob a direção de Artur Soares Dias foi marcante e está na memória de todos como aquele do falhanço incrível de Bryan Ruiz, num jogo que poderia embalar o Sporting de Jorge Jesus para o título. Mas os leões acabariam reduzidos a dez, por expulsão de Adrien Silva, e seria o Benfica a ganhar (graças a um golo solitário de Kostas Mitroglou) e a sagrar-se, depois, campeão.

Nos dois primeiros dérbis, uma vitória para cada lado: vitória por 1-0 do Sporting em 2011/12, em Alvalade, graças a uma grande penalidade convertida por Ricky Van Wolfswinkel e o Benfica a terminar reduzido a dez  (expulsão de Luisão perto do fim); vitória do Benfica em 2010/11, também em Alvalade, por 2-0, com golos de Salvio e Gaitán (e outra expulsão do lado encarnado, dessa feita de Sidnei).

Balanço

Resumindo: três vitórias para cada lado, um empate, três grades penalidades assinaladas a favor do Sporting, uma a favor do Benfica, um cartão vermelho para jogadores do Sporting, três cartões vermelhos para jogadores do Benfica.

E nos outros clássicos?

Além dos sete dérbis entre Benfica e Sporting, Soares Dias esteve também em vários clássicos a oporem águias e leões ao rival nortenho FC Porto.

Soares Dias arbitrou nove embates do Benfica com o FC Porto e as águias só venceram dois, perdendo cinco, e arbitrou seis encontros do Sporting com os azuis e brancos, tendo os leões vencido apenas um e perdido cinco.

Afinal, quem se dá melhor com Soares Dias?

Ao todo, Soares Dias já apitou, ao longo da sua carreira, 54 jogos oficiais da equipa principal do Benfica, tendo as águias vencido 34 e perdido 13 dessas partidas.

Quanto ao Sporting, já teve 51 jogos arbitrados por Soares Dias ao longo dos tempos. Venceu 31 e perdeu 12.