O Sporting conseguiu o pleno de triunfos entre os ‘grandes’ na primeira volta da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer FC Porto e Benfica, num duelo a três que caiu sempre para a equipa da casa.
A formação ‘leonina’ venceu em Alvalade os ‘dragões’, por 2-0, à quarta jornada, para se isolar na frente, e as ‘águias’ por 1-0, à 16.ª, recuperando a liderança, na estreia de Rui Borges como terceiro treinador da época, após Ruben Amorim e João Pereira.
O outro encontro entre ‘grandes’ também caiu para a equipa visitada, no caso o Benfica, que, contrariando a tendência dos últimos largos anos, venceu na Luz o FC Porto, e por claros 4-1, em embate da 11.ª ronda.
Desta forma, o Sporting somou seis pontos, o Benfica três e o FC Porto ficou a zero, o que o impediu de acabar a primeira volta na frente.
Em termos individuais, destaque para três figuras, duas delas do Sporting, o avançado sueco Viktor Gyökeres, que abriu a contagem face ao FC Porto, de penálti, e fez a assistência para o golo do triunfo face ao Benfica, e, especialmente, Geny Catamo.
O moçambicano, que já havia decidido a época passada o ‘jogo do título’ com o Benfica, com um ‘bis’ em Alvalade (2-1), voltou a marcar o golo da vitória face às ‘águias’, depois de ter fechado a contagem face aos ‘dragões’.
A outra grande ‘estrela’ dos embates entre os ‘grandes’ foi o argentino Ángel Di María, que marcou dois dos quatro golos - um deles de penálti, com muita classe – com que os ‘encarnados’ ganharam em casa aos portistas.
O lateral esquerdo espanhol Álvaro Carreras e o também ‘albiceleste’ Nuhuén Pérez, com um autogolo, foram os autores dos restantes tentos do Benfica, enquanto o também espanhol Samu marcou o único golo dos portistas.
Comentários