O Benfica ficou hoje ainda mais próximo de assegurar o segundo título consecutivo de futebol, ao golear em casa o Penafiel, por 4-0, confirmando a despromoção do adversário de hoje para a II Liga.
Quando faltam duas jornadas para o fim do campeonato, os ‘encarnados’ ficaram a um triunfo do bicampeonato, que até pode ser festejado no domingo, caso o rival FC Porto seja derrotado em casa pelo ‘aflito’ Gil Vicente.
Para assegurar estas hipóteses, o Benfica venceu confortavelmente o lanterna-vermelha por 4-0, com dois golos de Lima, um de Pizzi e outro de Jonas, que igualou o colombiano Jackson Martinez no topo da lista de melhores marcadores, com 18.
Ao contrário da formação comandada por Jorge Jesus, que vai estando mais perto de ter motivos para festejar, o Penafiel viu sentenciado o seu regresso ao segundo escalão do futebol nacional, um ano depois de ter celebrado a subida, ao contabilizar 19 pontos em 32 jogos e sem possibilidades de igualar o Vitória de Setúbal, que soma 26 e ocupa a primeira posição a salvo da despromoção.
Além do embate entre equipas dos extremos da tabela classificativa, a 32.ª ronda contou ainda com o desaire caseiro do Sporting de Braga frente ao Marítimo, por 3-1, que alimenta algumas esperanças aos madeirenses na candidatura a um lugar nas competições europeias.
João Diogo, aos 39 minutos, deu vantagem aos insulares, Éder, aos 45+2, na conversão de uma grande penalidade, empatou, mas Danilo, aos 65, e Marega, aos 68, sentenciaram o encontro a favor do Marítimo.
Mesmo sem jogar, o Vitória de Guimarães, que apenas visita o Nacional na segunda-feira, saiu beneficiado dos encontros de hoje, uma vez que assegurou pelo menos o quinto lugar do campeonato, sendo já inultrapassável para Paços de Ferreira, sobre quem tem vantagem no confronto direito, ou alcançável para Rio Ave e Belenenses.
Este ‘triunfo’ vitoriano decorreu dos empates 0-0 no embate entre Rio Ave e Paços de Ferreira, em Vila do Conde, e 1-1 na visita do Belenenses à Académica, graças a um golo tardio dos lisboetas, assinado por Fábio Nunes, a 'anular' a vantagem obtida pelo 'estudante' Rafael Lopes.
Se hoje a 'briosa' ainda não assegurou matematicamente a permanência, no domingo esse feito está ao alcance de Arouca e Vitória de Setúbal, desde que vençam no domingo Boavista e Moreirense, respetivamente, e o Gil Vicente saia derrotado do Dragão.
Comentários