A duas jornadas de terminar o campeonato, o FC Porto tem seis pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado, pelo que necessita apenas de empatar contra o Benfica para conquistar o 30.º título de campeão nacional, independentemente do resultado dos ‘leões’ duas horas e meia mais tarde, no recinto do Portimonense.

O treinador Sérgio Conceição pode reeditar o feito de André Vilas-Boas na época 2010/11, em que o FC Porto assegurou antecipadamente a conquista do título ao vencer por 2-1 no estádio do rival lisboeta e celebrou no relvado, às escuras e com direito a ‘banho’, uma vez que o sistema elétrico foi desligado e o de rega ativado.

Desde aquele jogo, disputado a 03 de abril de 2011, o Benfica venceu apenas quatro vezes – e só duas para o campeonato – na receção ao FC Porto, em 14 confrontos (incluindo o que foi anfitrião da festa do adversário), contra seis triunfos dos ‘azuis e brancos’ e quatro empates.

O central argentino Nicolas Otamendi foi um esteio da defesa dos visitantes até aos 70 minutos, altura em que foi expulso, mas, 11 anos mais tarde, o agora jogador do Benfica poderá conhecer o reverso da medalha e ser forçado a assistir às celebrações da antiga equipa.

Esta temporada, o Estádio da Luz está longe de se revelar um lar acolhedor no campeonato: o Benfica perdeu três jogos e empatou outros tantos perante os seus adeptos, contra apenas duas derrotas e duas igualdades concedidas fora de casa.

Para os ‘encarnados’, é apenas uma questão de orgulho, pois já não poderão ser apanhados no terceiro lugar da I Liga pelo Sporting de Braga, quarto classificado, a nove pontos de distância, nem ameaçar o Sporting, em vias de se tornar campeão cessante, que tem oito pontos de vantagem.

No caso do FC Porto, provavelmente, também. O líder destacado da competição pode jogar com dois resultados possíveis para se sagrar campeão no reduto benfiquista (vitória ou empate), mas, mesmo que o Sporting ganhe em Portimão, pode conquistar o 30.º título no fim de semana seguinte, quando receber o Estoril Praia na última ronda.

O treinador Nélson Veríssimo estreou-se esta época no comando do Benfica precisamente frente ao FC Porto, a 30 de dezembro de 2021, no jogo da primeira volta, que os portistas ganharam por 3-1, cinco dias depois de se terem imposto por 3-0, nos oitavos de final da Taça de Portugal, precipitando a saída de Jorge Jesus.

O encontro entre Benfica, terceiro classificado da I Liga, e o líder FC Porto, da 33.ª e penúltima jornada, realiza-se no sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa, com início às 18:00, e será arbitrado por Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.