Os reforços Ibrahim Alhassan e Bruninho participaram hoje no arranque dos trabalhos de pré-temporada do Boavista, da I Liga portuguesa, que contou com 21 futebolistas sob comando do recém-contratado treinador italiano Cristiano Bacci.

Numa manhã preenchida com a realização dos tradicionais exames físicos no Estádio do Bessa, no Porto, os ‘axadrezados’ contaram com as duas ‘caras novas’ anunciadas para 2024/25, numa fase em que estão impedidos pela FIFA de inscreverem novos jogadores.

O médio internacional nigeriano Ibrahim Alhassan saiu do Beerschot, vencedor da edição 2023/24 da II Liga belga e promovido ao escalão principal daquele país, para regressar a Portugal, onde já tinha representado o Nacional, entre 2018 e 2022, enquanto o também centrocampista brasileiro Bruninho foi hoje anunciado por empréstimo do Atlético Mineiro.

Do plantel da temporada anterior, transitam, para já, 16 futebolistas, num elenco composto pelos guarda-redes João Gonçalves, Luís Pires e Tomé Sousa e pelos defesas Pedro Malheiro, Rodrigo Abascal, Gonçalo Almeida, Filipe Ferreira e Bruno Onyemaechi.

Os médios Augusto Dabó, Ilija Vukotić, Marco Ribeiro, Miguel Reisinho e Joel Silva e os avançados Salvador Agra, Bruno Lourenço e Tiago Machado também compareceram no primeiro dia de pré-temporada das ‘panteras’, tal como Pedro Gomes e Manuel Namora, que estiveram cedidos a Barreirense e Leixões, respetivamente, e João Barros, ex-júnior.

Já o médio e capitão Sebastián Pérez foi autorizado a apresentar-se mais tarde, cenário justificado com motivos pessoais e similar ao do companheiro de setor Ibrahima Camará.

O defesa central Chidozie também tem chegada prevista para os próximos dias, após ter atuado pela seleção da Nigéria em junho, mês no qual o ponta de lança Róbert Bozeník ajudou a Eslováquia a atingir os oitavos de final do Euro2024, que decorre na Alemanha.

De saída do Boavista estão César, Vincent Sasso, Makouta, Bernardo Conceição e Luís Santos, todos em fim de contrato, com Martim Tavares a rumar ao Marítimo, da II Liga, e Masaki Watai a voltar ao Tokushima Vortis, do Japão, após duas épocas de empréstimo.

O italiano Ferruccio Bonvini, Gilberto Andrade, Ricardo Paiva - que substituiu Petit como treinador da equipa principal a meio da última temporada, antes de ser rendido por Jorge Simão -, Xavier Mesquita e Pedro Miranda integram a equipa técnica de Cristiano Bacci, que vai comandar de tarde o primeiro treino no relvado secundário do Estádio do Bessa.

O Boavista terá sete jogos de preparação antes de começar a sua 62.ª presença, e 11.ª seguida, na I Liga, cuja próxima edição arranca no fim de semana de 10 e 11 de agosto.

Plantel provisório do Boavista para 2024/25:

- Guarda-redes: João Gonçalves, Luís Pires e Tomé Sousa.

- Defesas: Pedro Malheiro, Chidozie, Pedro Gomes (ex-Barreirense), Rodrigo Abascal, Gonçalo Almeida, Filipe Ferreira e Bruno Onyemaechi.

- Médios: Sebastián Pérez, Ibrahim Alhassan (ex- Beerschot, Bel), Augusto Dabó, Ilija Vukotić, Ibrahima Camará, Marco Ribeiro, Miguel Reisinho, Bruninho (ex-Atlético Mineiro, Bra) e Joel Silva.

- Avançados: Salvador Agra, Bruno Lourenço, Róbert Bozeník, Tiago Machado, Manuel Namora (ex-Leixões) e João Barros (ex-Boavista sub-19).

Treinador: Cristiano Bacci.

Saíram: César (fim de contrato), Vincent Sasso (fim de contrato), Gaius Makouta (fim de contrato), Bernardo Conceição (fim de contrato), Masaki Watai (Tokushima Vortis, Jpn) Luís Santos (fim de contrato) e Martim Tavares (Marítimo).