O Benfica tem-se mostrado um exímio aproveitador das situações de bola parada para desbloquear as partidas. Esta época, o centrais ´encarnados` têm dado imenso jeito a Rui Vitória na área adversária, com uma capacidade e faro de golo impressionantes.
Este sábado o Benfica goleou o Boavista por 4-0, com os defesas centrais a assumirem um papel importante na goleada. Jardel e Rúben Dias marcaram e aumentaram para oito o número de golos nascidos no centro da defesa ´encarnada` esta época.
Com estes oito golos, está igualada a melhor série de tentos marcados por defesas centrais na era de Rui Vitória na Luz (2015/2016). Os oito tentos estão assim distribuídos: Rúben Dias tem três, Jardel e Luisão contribuem com dois cada e Lisandro, que deixou o clube em janeiro, tem um.
Depois de superar a marca de golos dos centrais de 2016/2017 (7), as 'torres' da Luz vão agora à procura de dois recordes: superar o máximo de golos com Rui Vitória e o máximo do clube neste século. Em 2013/2014, com Jorge Jesus, a dupla Garay/Luisão contribuiu com 14 golos. Rúben Dias, Jardel e Luisão têm mais 11 jogos para chegar a esta marca. E tendo em conta a capacidade evidenciada nos lances de bola parada na área contrária, não será surpresa se a marca dos 14 golos cair.
A dupla Jardel/Rúben Dias tem ganho cada vez mais entrosamento e isso é visível em campo. Jardel, por exemplo, marcou pelo segundo jogo consecutivo na Luz, ele que já tinha feito um dos golos da vitória frente ao Desportivo de Chaves. Além do golo, o segundo na época, o central assistiu Rúben Dias para o primeiro, naquela que foi também a sua quarta assistência para golo esta época. Nos últimos três jogos o central brasileiro fez dois golos e duas assistências.
São nos cantos que os centrais têm feito mais estragos na área contrária. Cinco dos últimos nove golos do Benfica no Estádio da Luz foram marcados na sequência de cantos. Nesse aspeto a equipa de Rui Vitória domina na Liga, já que leva nove tentos apontados a partir de pontapés de canto. O SC Braga com oito e o FC Porto com sete são as outras equipas que melhor aproveitam estas situações de bola parada na I Liga.
Comentários