O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta quinta-feira os castigos a aplicar a Benfica e FC Porto pelo comportamento dos respetivos adeptos durante o clássico entre as duas equipas, disputado no passado domingo no Estádio da Luz.
Através do mapa de castigos publicado, verificam-se as diversas multas que os dois clubes terão a pagar pelo comportamento dos seus adeptos.
No caso do Benfica, a multa chega aos 23 mil euros. Deste valor, a maior parte (11.220 euros) é referente ao arremesso de tochas para o relvado durante o minuto 40 de jogo, e que levou à interrupção da partida.
"Ao minuto 40, e durante 2 minutos, o jogo esteve interrompido em virtude da pirotecnia deflagrada e arremessada para o retângulo de jogo. A pirotecnia que originou o sucedido foi deflagrada na bancada Sagres, setores 10/11. Os referidos adeptos estavam identificados com o clube visitado por via de camisolas e cânticos. O elenco de pirotecnia utilizado consta na tabela anexa. O SL Benfica difundiu nesse momento, com o acompanhamento dos Delegados da Liga, uma mensagem, nos megascreens, a sensibilizar os adeptos para que esses comportamentos cessassem de imediato e não se repetissem. Das tochas incandescentes arremessadas ao minuto 40, informa-se, com elevado grau de certeza, que, pelo menos uma, se abateu sobre o retângulo de jogo", pode ler-se.
O restante valor a pagar pelas águias (9.560 euros) é respeitante ao uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos como potes de fumo, 'flashlights' e tochas. Para terminar, o CD multou ainda os encarnados em 2.295 euros por exibição de tarjas "com dimensões superiores à legalmente permitida".
No caso do FC Porto, os dragões foram castigados com uma multa no valor de 4.460 euros por utilização de engenhos pirotécnicos.
Comentários