Sérgio Conceição regressou esta quinta-feira às conferências de imprensa, na antevisão à visita do FC Porto ao Estrela da Amadora. As mais recentes críticas de Rui Moreira, Carlos Xavier e ainda o tempo de compensação frente ao Arouca foram naturalmente tema de debate.
O regresso às conferências de imprensa: O treinador gosta de fazer a antevisão dos jogos que tem, assim como as conferências e as 'flashes' depois dos mesmos. Gosta de estar no banco, é o meu papel. Gosto de treinar e gosto das conferências.
O jogo: "É um campo tradicionalmente difícil. Lembro-me, enquanto jogador, de grandes dificuldades que passámos contra o Estrela. Seis ou sete vitórias em 16 ou 17 jogos que o FC Porto fez naquele estádio. Olhamos para o momento da equipa, liderada pelo Sérgio, que tem feito um trabalho desde levar esta equipa da II Liga à I Liga. Ganhou ao Estoril, mas teve sempre prestações muito positivas e interessantes nos diferentes momentos do jogo. Cabe-nos ir a esse campo difícil, olhar para o que tem feito de bom na sua organização ofensiva e defensiva, porque é uma equipa interessante, e contrariar esse Estrela, que vai estar motivado por jogar contra um candidato ao título. Normalmente, as equipas tendem a subir ainda mais o nível, e temos de estar preparados para isso, chegando com as caraterísticas habituais da equipa e ganhar, com maior ou menor dificuldade."
Balanço até ao momento: "Nós, treinadores, esperamos sempre mais. Houve momentos de brilhantismo nestes anos em que estou à frente do FC Porto, e achava que existiam situações a melhorar. Procuramos sempre o máximo, e o máximo é o que nos vão dando os treinos e os jogos. Há coisas que temos de melhorar. É verdade que ainda não perdemos e que estamos no primeiro lugar, mas tenho consciência de que podemos e devemos fazer mais do que fizemos até agora ao nível dos resultados. Estamos aqui para isso, para evoluir a equipa, para sermos competitivos, e, no final da época, fazer as contas e perceber o que fizemos de bem e menos bem."
Resposta às críticas de Rui Moreira: "Ao presidente da Câmara, pelo respeito que a cidade a que ele preside, a que eu tanto devo, acho que não devo responder. Ao vice-presidente do Conselho Superior, digo que acho que há pessoas adequadas para o efeito, nomeadamente, o nosso presidente e o presidente do Conselho Superior, o dr. Lourenço Pinto. Ao adepto, como há muitos que terão uma opinião diferente, mais agressiva ou menos agressiva... O adepto é o adepto. Mas como ele teve protagonismo e falou em público, eu vou responder em público. Acho mal a forma e o conteúdo, porque acho que é enganador. O meu passado é indelével, não se pode apagar, está lá. São dez títulos. Dos últimos sete, ganhei cinco. Nestes seis anos, entre receitas e gastos, há um saldo positivo de mais de 600 milhões de euros. Agora, tenho de perceber que estamos sempre sujeitos à crítica. Os verdadeiros adeptos, e não os pseudo-adeptos, têm de perceber que estamos num ano difícil para o clube. Passámos alguns anos sob alçada do fair-play financeiro e foi muito difícil sair dessa situação, precisamente, com o sucesso desportivo que tivemos, não total, mas com boas prestações na Europa. Saímos desse garrote que nos privou dos melhores jogadores e de nos reforçar como queremos. Os adeptos têm de ser inteligentes para perceber que há muita gente, num ano eleitoral, a querer posicionar-se. O que posso dizer? A minha mensagem vai direitinha ao verdadeiro adepto. Temos de estar juntos e unidos. Se não tivermos, vai ser mais difícil. Quando vejo um adepto criticar da forma como criticou, possivelmente, não gostará desta grandíssima instituição que é o FC Porto."
Resposta às críticas de Carlos Xavier a Taremi: "A crítica que interessa ao Taremi é a dos colegas e a da equipa técnica, que é sempre construtiva. Pode ser negativa ou positiva, mas é sempre construtiva, e isso é que me interessa e ao Taremi."
Ainda o episódio da expulsão na Supertaça: "Fui expulso, já passou. Fui castigado por isso. Passou, o importante é o Estrela da Amadora, amanhã. Houve uma situação de possível não falta que, pelos vistos, foi falta para o árbitro. Há imagens do banco todo a levantar-se. A expulsão foi feita a 20 ou 30 metros, eu não sabia para quem era. Depois, tive conhecimento que era para mim."
Tempo de Compensação frente ao Arouca: "A compensação que é dada em relação às incidências do próprio jogo é justa. É o que toda a gente andava a pedir, porque o tempo de jogo era dos mais baixos da Europa, mas isto é muito engraçado. Nós, como média de tempo de jogo, são 100 e poucos minutos, é das mais altas, mas, ao nível do tempo de útil jogo, somos a pior equipa. Isto quer dizer alguma coisa, presumo eu. Não estou a dizer que as equipas fazem antijogo contra nós, mas nos nossos jogos, tudo o que queremos, como velocidade e intensidade de jogo... É difícil. Se há 10, 15 ou 20 minutos de compensação, interessa ver quantos são jogados, porque estamos a dizer duas coisas antagónicas e que estão completamente associadas. Faz parte da nossa cultura e do querer ganhar. Cabe ao árbitro decidir se tem de jogar mais um minuto de compensação ou não. Acredito que isso se tem acentuado pelos resultados que temos tido nas primeiras partes. Temos ido quase sempre atrás do prejuízo, e queremos acelerar o jogo e que decorra de forma normal. Cabe-nos perceber o que está a acontecer."
Paragem das Seleções: "Foi bom, para trabalhar. O Gonçalo Ribeiro está a trabalhar connosco, vai alternando com o Meixedo. Nas fotos dos jogadores, tenho a dele também. O Sérgio Vieira e as pessoas do Estrela que me perdoem, mas, com estes temas todos, sei que havia alguma curiosidade em perceber a minha opinião, e compreendo. O importante é o trabalho que se fez aqui a pensar no Estrela, melhorando alguns aspetos que temos de melhorar obrigatoriamente, porque somos capazes de fazer mais e melhor do que fizemos agora. Isso é que é o nosso foco. Vamos passando por estas questões, mas é muito mais importante o trabalho que se faz aqui, para preparar a equipa para preparar jogos."
O FC Porto joga esta sexta-feira frente ao Estrela da Amadora às 19h15! Acompanhe o jogo, AO MINUTO, aqui!
Comentários