
Gyokeres deverá estar a fazer os últimos jogos em Portugal. O sueco vai bem lançado para voltar a ser o melhor marcador da Primeira Liga, com 30 golos marcados em 26 jogos disputados, mas ainda sobram-lhe sete partidas para poder, por exemplo, bater o recorde dos 42 golos de Mário Jardel, no Sporting, melhor marcador do século na prova.
O sueco de 26 anos ingressou no Sporting em 2023 e, de lá para cá, marcou 85 golos e deu outros 26 a marcar em apenas 92 jogos. Esta época, Gyokeres leva 52 golos marcados em todas as provas. Números que tem vindo a chamar a atenção dos 'tubarões europeus'.
E qual seria a melhor liga para o avançado do Sporting mostrar as suas qualidades? Gabriel Silva, treinador-adjunto do Anadia vê o 'panzer' sueco na melhor liga do Mundo.
"A Liga Inglesa será, provavelmente, aquela que lhe permitirá melhor demonstrar o seu futebol, um pouco à imagem daquilo que é o Haaland, no Manhcester City. Mas a grande questão é saber se ele conseguirá fazê-lo da mesma forma que faz em Portugal. É verdade que o conseguiu na Liga dos Campeões, mas jogou muito menos vezes contra equipas dessa qualidade. É uma questão de consistência e regularidade, mas acredito que a Premier League consiga retirar o melhor do Gyökeres", disse o jovem técnico de 32 anos, em entrevista exclusiva ao SAPO Desporto.
Na mesma conversa, Gabriel explicou porque vê Gyokeres a brilhar na Liga Inglesa.
"Já não há palavras para o descrever. Toda a gente percebe que tem características de avançado de topo, na dimensão física, na potência e na forma como se movimenta. É capaz de decidir jogos, por isso é que é o melhor marcador, tem uma boa capacidade de finalização, tem ainda uma aceleração diferenciada... É um jogador que todas as equipas gostariam de ter", garantiu.

A imprensa inglesa avançou esta semana que Gyokeres faz parte de uma restrita lista para reforçar o ataque do Arsenal para 2025/26. O 'The Athletic' escreve que o 'panzer' nórdico figura na lista do Arsenal e o interesse nos seus serviços cresceu muito desde a chegada de Andrea Berta, o novo diretor desportivo do clube londrino.
A prioridade número 1 para o técnico Mikel Arteta para transformar golos o caudal ofensivo da equipa é Alexander Isak, colega de Gyokeres na frente de ataque da Suécia, mas, diz o 'The Athletic', a relutância do Newcastle em negociar a sua joia levou o clube londrino centrar-se no avançado do Sporting, bem mais barato.
O jornal recorda que os avançados contratados na Liga Portuguesa tiveram problemas de adaptação na Premiere League, como Darwin Nunñez, Carlos Vinicius ou Islam Slimani, mas adianta que com Gyokeres será diferente, uma vez que o avançado do Sporting já jogou em Inglaterra (Brighton, Swwansea e Coventry), tanto na 1.ª como na 2.ª divisão.
O Arsenal olha para Gyokeres como uma solução para o seu problema ofensivo. Seria de esperar que o clube fosse ao mercado em janeiro por um avançado, já que há muito que essa foi identificada como a área de maior carência, mas a direção resolveu não mexer no plantel.
Comentários