O Desportivo das Aves aproximou-se hoje dos lugares cimeiros da Liga de Honra em futebol, ao receber e bater o Sporting de Covilhã por 2-0, numa 15.ª jornada em que o Trofense saltou de quarto para primeiro.

A formação da Trofa venceu o Santa Clara por 3-2 e fechou a primeira volta com 26 pontos, contra 25 da Oliveirense e 24 de um trio composto por Arouca, Gil Vicente e Feirense.

Um golo de Nildo (76 minutos), depois de Filipe Gonçalves empatar (50), valeu o triunfo ao “onze” de Porfírio Amorim, que, após inaugurar o marcador, por Serginho (25), permitiu que Platini (32) e Diogo Silva (41) dessem a volta ao jogo.

Para saltar para o título de “campeão de inverno”, o Trofense ganhou e beneficiou dos pontos perdidos pelas três equipas que seguiam à sua frente.

A Oliveirense ficou-se por um empate a um golo no reduto do Varzim, sendo salva da derrota por Clemente (87 minutos), o Feirense perdeu no reduto do Leixões (2-1), depois de ter estado a ganhar, e o Arouca empatou 2-2 em Freamunde.

Do grupo da frente, e além do Trofense, o Gil Vicente foi o único a vencer, por 3-1, no reduto do “lanterna vermelha” CD Fátima.

Na tabela classificativa, e a seguir aos cinco primeiros, separados por dois pontos, segue o Desportivo das Aves, que, depois de na ronda anterior ter ganho por 3-0 em Santa Maria da Feira, venceu hoje o “aflito” Sporting da Covilhã por 2-0.

Pedro Pereira apontou os dois golos do conjunto de Vítor Oliveira, que soma 22 pontos, contra 21 do Leixões, de Augusto Inácio, igualmente na corrida à subida.

No outro encontro que fechou hoje a primeira volta, o Moreirense, ainda sem triunfos fora, conquistou um ponto em Penafiel (1-1), passando a somar 20, graças a um tento de João Vicente, em resposta ao golo do brasileiro Michel.

O Penafiel juntou-se, por seu lado, ao grupo das equipas com 18 pontos, composto pelo Varzim e o histórico Belenenses, que, graças a um golo quase no final de Fredy, empatou 1-1 na visita ao vizinho Estoril.