O último dia do mercado de transferências foi um pouco agitado em Portugal, com o Sporting a dominar as atenções no que a reforços diz respeito.
Os Leões garantiram o avançado Heldon do Marítimo por 1,5 milhões de euros e pagaram ainda 500 mil euros pelo egípcio Shikabala, que jogava no Zamalek do Egito.
Se no caso do avançado cabo-verdiano dos madeirenses o negócio foi fácil, já com Shikabala, o Sporting teve de lutar e muito para garantir a estrela egípcia de 27 anos. Os Leões estiveram o dia todo em negociações com o Zamalek, até chegarem a acordo a poucos minutos do fecho do mercado. Pagam 500 mil euros em três prestações pelo médio.
No caso de Heldon, Leonardo Jardim ganha mais um reforço para as alas, sendo que o cabo-verdiano também pode funcionar como segundo avançado. Já Shikabala dá outras soluções à equipa. O médio de 27 anos tem muito talento, com um pé esquerdo magnífico e é um exímio marcador de livres. Shikabala é o abre-latas que faltava na equipa, uma vez que pode jogar tanto nas alas como no meio-campo ofensivo.
Os Leões inscreveram ainda o brasileiro Elias, pelo que pode jogar na Liga, caso Jardim assim entenda. Será mais um reforço para o meio-campo, embora não é de excluir a sua saída até março (o mercado brasileiro para jogadores a atuarem no estrangeiro fecha em março e ainda há o mercado russo que fecha no final de fevereiro).
Bruno de Carvalho garantiu ainda o jovem central paraguaio Matias Perez que chegou para a equipa B, assim como Dramé, avançado que irá rodar na equipa secundária.
Do lado dos Dragões Ricardo Quaresma foi a única entrada na equipa principal. O jogador vinha trabalhado a condição física desde dezembro com um preparador do clube e estreou-se na Liga frente ao Benfica, na derrota por 2-0 na Luz. É o regresso a uma casa que bem conhece e onde foi muito feliz, antes de aventurar-se pelo futebol estrangeiro pela segunda vez. Aos 30 anos, o Mustang tenta relançar a carreira no Dragão.
Quaresma chegou a custo zero para preencher uma das vagas na lateral ofensiva da equipa, uma das lacunas da formação de Paulo Fonseca.
O FC Porto contratou ainda o médio brasileiro Élvis, de 17 anos, e ainda Pius, de 18 anos, jogadores que deverão alinhar nos juniores e na equipa B.
O Benfica resolveu não mexer no grupo de trabalho e não fez qualquer contratação no mercado de inverno para o plantel principal.
Dos três grandes, o Sporting foi quem mais se movimentou no mercado de inverno, apesar de estar apenas a disputar o campeonato, ao contrário dos rivais Benfica e FC Porto que continuam em quatro frentes: Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa.
Ainda no que toca a saídas dos planteis principais, os Dragões perderam o capitão Lucho Gonzalez. Benfica e Sporting não perderam qualquer jogador da equipa principal. No entanto os encarnados venderam Rodrigo e André Almeida a um fundo de investimento e é provável que os dois jogadores abandonem o clube ainda este mês, para jogarem na Rússia.
Comentários