O treinador de futebol do Benfica, Jorge Jesus, disse hoje que Eusébio era um jogador «extraterrestre», como hoje são Cristiano Ronaldo e Messi, pelas qualidades técnicas e físicas e acrescentou que será eternamente um «mito do Benfica».
«Dos jogos que me lembro de o ver, como menino, em 1966 no Campeonato do Mundo de Inglaterra ou no Benfica, [como jogador] o Eusébio era um extraterrestre naquela altura, como hoje é o Ronaldo ou o Messi, pela sua qualidade não só técnica como física», disse o treinador “encarnado”, em declarações por telefone à Benfica TV.
Para Jorge Jesus, Eusébio - que jogou 15 épocas no Benfica - foi «um ídolo nos anos 1960 e 1970», que «criou toda a grandiosidade» que o clube hoje tem «desportivamente e não só».
«Se hoje o Benfica é o maior clube em massa associativa do país muito se deve ao Eusébio, pela sua qualidade não só como jogador mas também como pessoa», disse o técnico, para quem «Eusébio morreu fisicamente mas nunca vai morrer no coração dos benfiquistas».
Jorge Jesus - que deu as condolências à família de Eusébio «num dia triste para todos os benfiquistas» - classificou o ex-jogador como «um ídolo e um símbolo». «E neste momento, face à sua morte, vai ser um mito no Benfica», concluiu.
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04h30 vítima de paragem cardiorrespiratória.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos. Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.
Comentários