O FC Porto subiu ao segundo lugar da I Liga, embora que à condição, após vencer o Moreirense por 3-0 no Dragão, na 12.ª ronda da I Liga. Sérgio Oliveira, de grande penalidade, Toni Martinez e Evanilson fizeram os tentos dos campeões nacionais, que assim chegam aos 28 pontos, mais um que o Benfica que defronta o Santa Clara esta segunda-feira.
Moreirense sem medo e Sérgio Oliveira goleador
O FC Porto entrou em campo à procura da 13.ª vitória nos últimos 14 jogos (tem um empate) e subir, provisoriamente, ao segundo posto, depois do adiamento do Santa Clara-Benfica. Sérgio Conceição voltou a ter Mbemba no centro da defesa, deu a titularidade a Luis Díaz, e manteve a dupla Taremi-Marega na frente.
O Moreirense, que despediu César Peixoto a meio da semana, tinha a possibilidade de chegar aos 7.º posto em caso de triunfo. O comando da equipa foi entregue a Leandro Mendes, que apostou num 3-4-3, com três centrais. Um esquema tático que se transformava em 5-4-1 em processo defensivo para tentar tapar os espaços para a sua baliza.
Aos 14 minutos, Pasinato travou uma jogada de entendimento entre Marega e Taremi. Depois foi Luis Díaz a rematar contra um contrário, dentro da área, aos 19, após passe de Sérgio Oliveira.
O FC Porto forçava o erro e tentava ganhar a posse logo no meio-campo contrário, com forte pressão na saída de bola do Moreirense.
Aos 20 minutos, Manafá meteu em Corona, o mexicano foi travado na área por Ferraresi, com uma entrada fora de tempo. Grande penalidade que Sérgio Oliveira converteu, aos 22 minutos.
Os 'cónegos' nunca se intimidaram e foram à procura do empate. A equipa minhota saía sempre pelos laterais, com os alas a explorarem os espaços na zona de Manafá e Zaidu.
Sérgio Conceição é que não estava satisfeito com o que via. A equipa tinha bola, até conseguia chegar perto da área mas definia quase sempre mal as jogadas. Aos 36, Rosic evitou que Taremi isolasse Marega. No minuto anterior o iraniano tinha rematado ao lado, de primeira, numa jogada onde tentou ser mais preciso na definição.
O FC Porto apertou muito na fase final do primeiro tempo. Aos 39, Taremi cabeceou à barra, a bola sobrou para Marega que desviou de cabeça mas Pasinato fez uma enorme defesa e evitou o 2-0. O guarda-redes recebeu os cumprimentos do maliano pela defesa. Depois é Rosic a dar o corpo à um remate de Luis Díaz na área. No canto, Mbemba atirou ao lado já com Pasinato batido.
Empate a fugir por centímetros
O Moreirense vai criar a primeira grande oportunidade de golo aos 55 minutos, após jogada fantástica pelo lado direito. Yan centrou para Walterson que estava sozinho na área mas o ex-Famalicão falhou de forma incrível a bola. Antes desse lance o FC Porto podia ter feito o 2-0: fantástico passe de Taremi a isolar Corona, o mexicano quis servir Sérgio Oliveira ao segundo poste mas não deu na bola com força suficiente, o que permitiu a chegada de Rosic para um corte providencial.
Aos 70 minutos, Sérgio Conceição trocou o desinspirado Marega pelo espanhol Toni Martinez e ganhou a aposta mas apenas à segunda. Oito minutos depois, Luis Díaz isolou Taremi, o iraniano atirou ao poste mas não desistiu do lance e assistiu Toni Martinez para o 2-0. Mas Taremi estava em fora de jogo por três centímetros, de acordo com as linhas do VAR traças na Cidade do Futebol.
Banco a render no Dragão
Do outro lado entraram Camará, Jefferson Galego e Afonso Figueiredo nos postos de Felipe Pires, Abdu Conté e Alex Soares.
Aos 87 minutos chegou o golo da tranquilidade. E desta vez nada parecia travar o golo de Toni Martinez. Manafá centrou na direita, o espanhol falhou o primeiro remate de forma caricata mas ganhou a bola e voltou a rematar contra um contrário. Ao terceiro remate, após mais um ressalto, a bola desviou num defensor e traiu Pasinato.
Aproveitou Conceição para lançar Evanilson, Fábio Vieira e João Mário e voltou a ser feliz. No segundo dos sete minutos de compensação, Sérgio Oliveira centrou para Evanilson fazer o 3-0, em esforço.
A equipa campeã nacional chega assim ao segundo lugar com 28 pontos, mais um que o Benfica que defronta o Santa Clara nos Açores esta segunda-feira. Este foi o 13.º triunfo do FC Porto nos últimos 14 jogos, tendo apenas empatado a zero bolas com o Manchester City em casa para a Champions.
Comentários