O FC Porto entrou a perder mas deu a volta e bateu o Tondela por 3-1, na 9.ª jornada da I Liga de Futebol. O grande destaque do jogo foi Mehdi Taremi, autor dos três golos dos Dragões, após Neto Borges ter colocado os beirões na frente. A equipa de Pako Ayestaran jogou com menos um desde os 28 minutos, após vermelho direto a Iker Undabarrena.

O triunfo permite ao FC Porto subir à liderança provisória da I Liga, pelo menos até domingo, quando o Benfica defrontar o Vizela.

Veja as principais imagens do jogo!

Com três alterações no onze em relação ao jogo com o AC Milan - Marcano, Zaidu e Vitinha nos lugares de Mbemba, Wendell e Sérgio Oliveira -, o FC Porto procurava saltar para a liderança isolada da Primeira Liga, pelo menos até o jogo do Sporting, esperando para ver o que podiam fazer os rivais da Segunda Circular.

Mas a entrada esteve longe de ser à Dragão já que no primeiro ataque, o Tondela marcou: livre lateral batido por Salvador Agra, desvio decisivo de Neto Borges, de cabeça, a fazer a bola entrar junto ao poste esquerdo de Diogo Costa, aos quatro minutos.

A resposta dos azuis e brancos chegou nas bolas paradas, com três cantos batidos de forma diferente, tudo para tentar enganar os beirões. Com uma defesa muito aguerrida e muitos homens atrás da linha da bola, a equipa de Pako Ayestaran tentava retirar espaço aos pensadores dos Dragões. Pelo meio era difícil, nas alas os extremos e laterais também não estavam a conseguir furar.

Só aos 20 minutos chegou o empate, por Mehdi Taremi. Tabelinha simples entre João Mário e Otávio, a bola chegou até Taremi que só teve de encostar. Trabalho excelente também de Evanilson a arrastar a marcação de Eduardo Quaresma.

Oito minutos depois surgiu um dos lances capitais do jogo. Eduardo Quaresma fez um mau passe para Iker Undabarrena na saída a jogar do Tondela, o médio teve de fazer falta sobre Taremi que intercetou o passe e ia isolado. Fábio Veríssimo mostrou-lhe vermelho.

Depois de Neto Borges ter ameaçado em contra-ataque, mesmo com a sua equipa a jogar com menos um, o FC Porto fez a reviravolta antes do intervalo. Livre rasteiro batido por Uribe, Trigueira largou a bola e, Taremi, muito rápido, apareceu a encostar para o 2-1, aos 43 minutos.

O desgaste de estar tanto tempo a defender e ainda por cima com menos um, ia deixando marcas na equipa beirã. Sair era cada vez mais difícil e os comandados de Pako Ayestaran limitavam-se a tentar evitar o 3-1.

Mas aos 54 minutos, um erro de Pepe podia deitar tudo a perder. O central dominou mal a bola, perdeu-a para Dadashov e foi obrigado a fazer falta. O árbitro Fábio Veríssimo mostrou-lhe amarelo, a equipa beirã queria vermelho.

Antes de Sérgio Conceição forçar ainda mais o ataque, com a troca de Zaidu por Corona (João Mário passou para lateral esquerda), Trigueira tinha defendido com dificuldades um remate de Vitinha, feito já sem ângulo.

Com Fábio Vieira e Sérgio Oliveira nos postos de Vitinha e Evanilson, o FC Porto deixou ainda mais povoada a zona intermédia, o que lhe permitiu dominar de forma mais clara o encontro.

Aos 70, Marcano meteu a bola na baliza mas o lance foi anulado por fora de de jogo de Luís Diaz. Aos 75 é Otávio a ganhar o primeiro poste num canto mas o seu cabeceamento saiu por cima.

Tanta ameaça deu resultado aos 79 minutos, novamente por Taremi. Fábio Vieira conseguiu fazer a bola passar por entre as pernas de um contrário, o iraniano recebeu com o pé direito e rematou com o esquerdo. A defensiva beirã não estava alinhada.

Sétimo golo de Taremi na Primeira Liga, que fazem dele o melhor marcador da prova neste momento, ultrapassando assim o seu colega de equipa, Luis Diaz.

Sem soluções para tentar algo mais, Pako Ayestaran refrescou o seu conjunto com as entradas de Manu Hernando, Bebeto, Rafael Barbosa e Khacef, nos postos de Neto Borges, Salvador Agra, Tiago Almeida e Murillo. Conceição respondeu com Francisco Conceição e Pepê nos lugares de Otávio e Luis Diaz.

Assim que entraram, ameaçaram: Francisco Conceição com um remate fantástico que passou muito pouco por cima da barra; Pepê num lance de golo falhado, após passe de Taremi.

A vitória permite ao FC Porto assumir a liderança provisória da I Liga com 23 pontos, mais dois que o Benfica que só joga no domingo. O Sporting pode igualar os Dragões na tabela.

Veja o resumo do Tondela-FC Porto!