O FC Porto está disponível para prestar na segunda-feira uma última homenagem no interior do Estádio do Dragão, no Porto, a Pinto da Costa, ex-presidente do clube, que morreu no sábado aos 87 anos.

Fonte dos ‘dragões’ disse hoje à agência Lusa que a direção presidida por André Villas-Boas já mostrou abertura junto da família de Pinto da Costa para que, aquando da passagem do cortejo fúnebre pelo estádio, as portas estejam abertas ao público e seja cumprida uma derradeira homenagem do universo ‘azul e branco’ ao antigo dirigente.

No final da missa, que tem início agendado para as 11:00, na Igreja das Antas, o cortejo fúnebre vai descer a Alameda das Antas em direção ao Estádio do Dragão, antes de rumar ao Cemitério do Prado do Repouso, na freguesia portuense do Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado.

O velório arrancou pelas 18:00 de hoje, na Igreja das Antas, um dia antes do funeral, que será realizado no mesmo dia em que a Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.