O FC Porto prepara mais uma Gala Dragões de Ouro, que vai ter lugar a 03 de dezembro, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, pelas 21h30. Esta sexta-feira, o clube azul e branco divulgou os nomeados para as categorias: 'Futebolista do Ano', 'Atleta de Modalidades do Ano' e 'Sócio'.

Ao contrário dos outros anos, os sócios do FC Porto vão ter um papel de relevo nesta cerimónia, tendo em conta que vão eleger os três vencedores das categorias referidas. Os associados vão poder fazê-lo através de uma plataforma criada pelo clube para a votação. 

Relativamente ao prémio de 'Futebolista do Ano', os nomeados são Diogo Costa, Alan Varela, Nico González e Francisco Conceição (atual jogador da Juventus). Os quatro jogadores lutam pelo principal galardão da 37.ª edição da cerimónia, a primeira sob presidência de André Villas-Boas, que distinguirá as principais figuras do universo ‘azul e branco’ na última época.

Em 2023/24, o guarda-redes Diogo Costa, o médio defensivo argentino Alan Varela, o centrocampista espanhol Nico González e o extremo Francisco Conceição ajudaram os ‘dragões’ a conquistarem a Taça de Portugal pela 20.ª vez, e terceira consecutiva.

Os três primeiros mantêm-se no plantel agora comandado por Vítor Bruno, enquanto Francisco Conceição, filho do ex-treinador portista Sérgio Conceição, que venceu 11 troféus pelo clube entre 2017 e 2024, foi emprestado em agosto aos italianos da Juventus.

Na nota oficial divulgada no site do clube, foram dadas as razões para a escolha destes quatro jogadores. 

Diogo Costa: "Nomeado para Melhor Guarda-redes do Mundo em 2024, quer pela Federação de História e Estatística do Futebol, quer para o Troféu Lev Yashin, Diogo Costa realizou mais uma temporada acima da média, batendo o recorde de jogos efetuados (45) e confirmando os atributos que há muito lhe são reconhecidos."

Francisco Conceição: "O espalha brasas que foi mestre a agitar o ataque do FC Porto ao longo da época 2023/24. Aos 21 anos, realizou uma temporada de vertigem e velocidade, cumprindo 33 jogos e marcando oito golos no somatório final."

Alan Varela: "Da Bombonera ao Dragão. Em ano de estreia no FC Porto, dominou o meio campo e afirmou-se como uma das referências da equipa, a ponto de subir ao estatuto de capitão. Cumpriu 44 jogos e marcou dois golos."

Nico González: "Contratado ao Barcelona, Nico González fez uma época em crescendo, ultrapassando com o perfume do seu futebol o período normal de adaptação e terminando a temporada com 39 jogos nas pernas e dois golos marcados."

Além do prémio de futebolista do ano, conquistado no ano passado pelo extremo brasileiro Pepê, os sócios do FC Porto vão decidir as categorias de atleta das modalidades de pavilhão e de associado através de um portal digital criado para esse efeito pelos ‘dragões’.

A zona 4 brasileira Victória Alves, bicampeã nacional de voleibol feminino, o avançado francês Carlo Di Benedetto, vencedor do campeonato, da Taça de Portugal e da Taça Continental de hóquei em patins, o andebolista Rui Silva e o poste e capitão Miguel Queiroz, que arrebatou a Taça de Portugal de basquetebol, concorrem ao galardão das modalidades.

Já Dora Caeiro, mulher com maior antiguidade de filiação no FC Porto, José Conceição, José Pires e António Lourenço, estão nomeados para o prémio de sócio, um dos vários a serem atribuídos na gala anual dos Dragões de Ouro, que foi estreada em 1986, sob a presidência de Pinto da Costa, antecessor de André Villas-Boas e atual líder honorário do clube.

Na nota oficial, o FC Porto deixa um convite aos adeptos e explica qual o propósito deste evento anual na cidade invicta.

"Podem esperar novas categorias, o recuperar de outras que fizeram parte da história dos Dragões de Ouro e, como sempre, muita emoção e animação em tons de azul. É hora de distinguir aqueles que mais se destacaram na última época e, pela primeira vez, o sócio do FC Porto terá papel decisivo em algumas das escolhas", pode ler-se.

Recorde-se que na temporada passada, os azuis e brancos terminaram o campeonato no terceiro lugar, com 72 pontos, atrás dos rivais Sporting e Benfica.

*Artigo atualizado