A formação ‘azul e branca’ é a primeira a entrar em ação, no sábado, no regresso ao Dragão, onde na última aparição perdeu a oportunidade de saltar para a frente do campeonato, ao empatar 1-1 com o Vitória de Setúbal, um dia depois de os ‘encarnados’ não passarem de um ‘nulo’ em Paços de Ferreira.
Depois de também não ter conseguido ascender ao comando na Luz, o conjunto de Nuno Espírito Santo, que venceu 12 de 14 jogos caseiros, tentar consegui-lo de forma provisória, no provável regresso de André Silva (15 golos na I Liga) ao ‘onze’, para o lado de Soares (16).
Em caso de triunfo, perante um conjunto que pontuou na maioria das deslocações (quatro vitórias e três empates, em 13 jogos) e na primeira volta ‘empatou’ (0-0) os ‘dragões’, o FC Porto ‘salta’ para 67 pontos, ficando, então, à espera do que as ‘águias’ farão em Moreira de Cónegos.
Mais perto dos dois primeiros, face aos dois empates consecutivos de Benfica e FC Porto, mas ainda a oito e sete pontos, respetivamente, o Sporting (57 pontos) procura o quarto triunfo consecutivo, sábado, na receção ao Boavista.
O ‘onze’ de Jorge Jesus, que venceu 10 dos 13 jogos caseiros, é claramente favorito, frente a um Boavista que só perdeu três de 14 encontros fora e até empatou 3-3 na Luz, mas não terá Iuri Medeiros, jogador emprestado pelo Sporting.
Os ‘leões’ estão longe da frente, mas têm ainda mais folga em relação aos perseguidores, o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães, que seguem juntos no quarto lugar, com 47 pontos – momentaneamente, os ‘arsenalistas’ estão à frente, mas são os vimaranenses que têm vantagem no confronto direto.
Os bracarenses participam sexta-feira no arranque da ronda, no reduto do Feirense, a única equipa que, a exemplo do Sporting, venceu os últimos três jogos, enquanto o Vitória, que a meio da semana garantiu um lugar na final da Taça, recebe domingo o lanterna-vermelha Tondela (17 pontos).
O Nacional, o outro clube abaixo da ‘linha de ‘agua’, com 17 pontos, também tem tarefa complicada, no Estoril, que soma 25 e procura fugir, em definitivo aos últimos lugares.
Mais acima, o Paços de Ferreira recebe o Arouca, num embate entre formações em crise, especialmente o conjunto aveirense (sete derrotas consecutivas), mas tranquilos na tabela, com 27 pontos, 10 acima da ‘linha de ‘agua’.
Na luta pelo sexto posto, o Rio Ave (sétimo, com 38 pontos) recebe domingo o Vitória de Setúbal (11.º, com 34), enquanto o Marítimo (sexto, com 41) é anfitrião do Desportivo de Chaves (oitavo, com 36), segunda-feira, no fecho da ronda.
Comentários