O FC Porto visita o Estoril este sábado para a 19ª jornada do campeonato num encontro em que os ‘dragões’ vão tentar reduzir para um ponto a distância em relação ao líder Benfica que só joga na segunda-feira, devido à participação na Taça da Liga.
A pressão aos ‘encarnados’ foi precisamente o objetivo vincado por Nuno Espírito Santo no lançamento da partida na Amoreira. O encontro frente ao Estoril ganha no ânimo porque na jornada seguinte há clássico no Dragão. Com efeito, um triunfo no terreno do Estoril torna-se ainda mais importante antes da difícil receção ao Sporting.
“Sabemos que temos uma grande oportunidade para encurtar a distância para o líder do campeonato. Agora, o foco só pode ser o jogo de sábado. Depois, temos novo jogo para o campeonato e brevemente a participação na Liga dos Campeões. Vai ser um grande desafio e temos de estar preparados para render e produzir como a grande equipa que somos”, afirmou Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa de antevisão do jogo.
Para esta jornada, o técnico dos ‘dragões’ já pode contar com Maxi Pereira e Jesús Corona, recuperados das respetivas lesões. Para além dos atletas lesionados, Nuno Espírito Santo pode optar também por Brahimi que concluiu a sua participação na Taça da Nações Africanas. O reforço Soares, por sua vez, não faz parte das opções para o encontro na Amoreira devido a castigo (viu o quinto cartão amarelo frente ao SC Braga quando ainda representava o Vitória de Guimarães).
Do lado do Estoril a pressão também é enorme. O atual 16º classificado está a apenas três pontos da linha de água e vem de seis derrotas consecutivas no campeonato - cinco desde a chegada do espanhol Pedro Gómez Carmona ao comando técnico – Para piorar o cenário da Equipa da Linha, o Estoril tem apenas 12 golos marcados no campeonato antes de enfrentar a melhor defesa da Primeira Liga. A ofensiva dos ‘canarinhos’ é o pior ataque da competição a par do Belenenses.
História favorece os ‘dragões’
O contexto histórico não abona a favor dos ‘estorilistas’. Desde 1978/1979 que o FC Porto não perde na Amoreira, embora depois do regresso à primeira divisão em 2012/2013, os ‘canarinhos’ tenham registado dois empates em quatro encontros frente ao emblema ‘azul e branco’.
Para o desafio deste sábado, Pedro Carmona ainda não sabe se poderá contar com o médio Matheus Índio e os defesas Joel e Dankler, que recuperam de lesão. A ausência do extremo enfraquece o já débil ataque da equipa do espanhol.
Estoril e FC Porto entram em campo às 18h15 do próximo sábado. O Estádio António Coimbra da Mota é o palco do encontro a contar para a 19ª jornada da Primeira Liga. A arbitragem vau estar nas mãos de Manuel Oliveira (AF Porto).
Comentários