A Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa, admitiu hoje relocalizar as ‘roulottes’ que costumam estar junto ao estádio do Sporting e cuja operação está limitada no sábado, devido aos eventuais festejos do clube como campeão de futebol.

As restrições de horário e de operação decorrem de um despacho da Câmara de Lisboa, após solicitação do Comando Metropolitano da PSP, relativo ao jogo entre Sporting/Vitória SC e eventuais festejos de campeão.

O despacho do município, elaborado após ter recebido na quinta-feira por correio eletrónico o pedido da PSP, determina o encerramento entre as 13:00 de sábado e as 07:00 de domingo de perto de 20 estabelecimentos comerciais na zona envolvente do estádio José Alvalade.

Além das restrições de horário, o despacho do executivo municipal, presidido por Carlos Moedas (PSD), limita também o funcionamento das ‘roulottes’ que se encontram nas ruas Francisco Stromp e António Stromp, cujo licenciamento é da responsabilidade da Junta de Freguesia do Lumiar.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia (PSD), referiu que as restrições impostas pela PSP não foram acolhidas “com particular satisfação” por parte dos comerciantes que operam nas imediações do Estádio José de Alvalade, nomeadamente das ‘roulottes’.

“Nós recebemos a informação da PSP e, uma vez que o licenciamento é nosso, acabámos por contactar os estabelecimentos que estavam licenciados connosco, as ‘roulottes’, neste caso. Atendendo à antecedência, muitas delas já tinham feito planos e adquirido bens para confecionar”, apontou.

Face a esta situação, Ricardo Mexia referiu que a Junta de Freguesia está a tentar encontrar uma alternativa que permita relocalizar as cerca de “meia dúzia” de ‘roulottes’ para um espaço que lhes permita funcionar no sábado.

“Eu percebo as questões de ordem pública, naturalmente, mas acho que temos de encontrar aqui uma solução que permita que quem faz da sua vida este tipo de atividades económicas também não seja prejudicado, particularmente tão em cima da hora”, argumentou.

Os festejos do campeonato de futebol vão também originar o encerramento no sábado, às 17:00, de perto de 60 estabelecimentos comerciais na zona do Marquês de Pombal.

Na segunda-feira haverá novas restrições, desta vez junto aos Paços do Concelho de Lisboa, devido à receção à equipa vencedora do campeonato de futebol, que poderá ser o Sporting ou o Benfica.

Cerca de vinte estabelecimentos comerciais localizados junto à Praça do Município terão limitações de funcionamento entre as 15:00 e as 20:00.

Perante o resultado do dérbi lisboeta no passado fim de semana, os jogos decisivos da última jornada da I Liga estão marcados para sábado, às 18:00, nomeadamente o Sporting-Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga-Benfica, que decidirão o título de campeão.

Habitualmente, para celebrar a conquista do campeonato, os adeptos do Benfica e do Sporting concentram-se na rotunda do Marquês de Pombal e nos arredores.