O FC Porto venceu, este sábado, o Gil Vicente por 2-1, em jogo da sexta jornada do campeonato português de futebol, disputado no Estádio do Dragão. Iván Jaime abriu o marcador logo aos oito minutos, Depú empatou perto do apito para o intervalo e o resultado assim ficou até aos 91 minutos, altura em que Eustáquio marcou o golo da vitória portista.

Veja o resumo do encontro

Os dragões foram os primeiros do trio da frente a entrar em ação e, com este resultado, distanciam-se do Boavista (joga em Braga no domingo) e o Sporting (recebe o Rio Ave no fecho da jornada, na segunda).

Com Pepe fora da ficha de jogo, o treinador Sérgio Conceição partiu para este duelo com várias baixas de peso, com Zaidu a juntar-se a Marcano, Veron, Evanilson e Namaso no boletim clínico após a vitória ante o Shakhtar Donetsk para a Liga dos Campeões.

Os dragões entraram bem na partida, com o golo a surgir aos oito minutos por intermédio de Iván Jaime, que se estreou assim a marcar com a camisola portista. Num passe atrasado de Galeno, Mehdi Taremi tocou, de calcanhar, a bola para trás e o médio-ofensivo espanhol atirou para o fundo da baliza adversária.

Aos 27 minutos, o FC Porto viu um golo anulado de André Franco, depois de a equipa de arbitragem ter assinalado fora de jogo ao médio português de 25 anos.

Dez minutos depois, a formação de Barcelos chegou ao empate por intermédio de Depú que, após passe de Martim Neto, rematou no cara-a-cara com Diogo Costa. A bola ainda tocou no guardião internacional português, mas não conseguiu evitar que a bola entrasse.

Veja as melhores imagens da partida

Por duas ocasiões, aos 61 e 64 minutos, o FC Porto pediu grande penalidade, mas em ambas o árbitro mandou seguir.

Pouco depois de o árbitro ter dado cinco minutos de compensação, os dragões chegaram ao golo da vitória, mais precisamente 30 segundos depois dos 90'. Na sequência de um livre apontado por Wendell, Eustáquio cabeceou de forma certeira, colocando a bola longe do alcance de Andrew e a fazer o 2-1 final.

Este é o terceiro jogo da época em que o FC Porto chega à vitória no tempo extra e o quarto em que a derrota foi evitada (receção ao Arouca) neste período de compensação.

O FC Porto isola-se assim no primeiro lugar do campeonato, com 16 pontos, mais três do que Boavista e Sporting, enquanto o Gil Vicente soma a terceira derrota como visitante e é 10.º, com seis.

Na próxima jornada, o FC Porto vista o Estádio da Luz, numa partida agendada para as 20h15 de sexta-feira.