O Sporting deverá voltar a não poder contar com Bas Dost na receção de domingo ao Feirense. Na sua edição desta sexta-feira, o jornal OJogo escreve que a recuperação da lesão na grelha costal direita que afeta o gigante holandês o irá manter afastado dos relvados por mais duas semanas. Uma baixa de peso para os "leões", como os números o comprovam.
Dost saiu lesionado quando estavam decorridos apenas dois minutos da segunda parte da receção ao Vitória SC. Se, nesse encontro, o Sporting ainda conseguiu chegar ao triunfo, graças a um golo tardio de Jérémy Mathieu, nas duas partidas que se seguiram - frente ao Estoril Praia, para a Liga portuguesa, e frente ao FC Porto, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal - os ´leões` ficaram em branco. Ao todo, nestes 223 minutos sem Dost, a turma ´verde-e-branca` marcou apenas um golo – o tal de Mathieu. E ficou ´a zeros` nos últimos 180…
São números que mostram a importância do ´camisola 28` no esquema de Jorge Jesus. Antes da lesão, Dost tinha alinhado de início em todas as 19 jornadas da Liga portuguesa 2017/18, falhando apenas os dez minutos finais do jogo com o SC Braga, à 11ª jornada, substituído nesse encontro com queixas físicas já depois de ter colocado a formação ´leonina` a vencer por 1-0 (numa partida que acabaria empatado a dois golos). Nesses 19 jogos, Dost marcou 19 golos, correspondentes a 45 por cento dos tentos apontados pelo Sporting na prova até então. Retirando os golos por si marcados, o Sporting teria, neste momento menos 13 pontos na tabela classificativa.
E a sua preponderância é ainda mais evidente nos jogos em casa. Dos 24 golos já marcados pelos ´leões` no seu recinto na Liga portuguesa, mais de metade (13, que correspondem a uma percentagem de 54 por cento) tiveram a assinatura de Dost. Já fora de portas, nos jogos da Liga, o holandês marcou apenas seis dos 19 golos apontados pela turma de Alvalade (pouco mais de 31 por cento). No total, com o seu principal goleador em campo o Sporting marca, na Liga, um golo a cada 41 minutos; sem ele precisa de 47 minutos para marcar.
Bas Dost estreou-se pelo Sporting a 10 de setembro de 2016, num triunfo sobre o Rio Ave. E logo aí deixou a sua marca, com um golo. Desde então disputou mais 74 jogos com a camisola do clube e marcou mais 60 golos. São 61 golos em 75 jogos, numa média de um golo a cada 101 minutos em campo.
Dados que, certamente, preocuparão Jorge Jesus para uma receção de domingo ao Feirense, na qual o Sporting vai tentar colocar ponto final à sua pior série de resultados da temporada. Dentro dos 90 minutos, não contando com os êxitos sobre FC Porto e Vitória FC no desempate por penalties na ´final four` da Taça da Liga, o conjunto leonino` venceu apenas um dos seus últimos seis jogos, marcando três golos. Cabe a Jesus encontrar forma de inverter o momento menos feliz que a sua equipa atravessa, sem poder para isso contar com a ´música` de Bas Dost na sua frente de ataque.
Comentários