O Real Madrid vai accionar a cláusula de 50 milhões de euros para garantir a contratação de Éder Militão para a próxima época, garantiu o jornal espanhol 'AS' na sua edição deste domingo. No entanto, esta terça-feira, o jornal 'Sport' revela que o central brasileiro chegou a estar na lista do Barcelona.

Depois de Samuel Umtiti sofrer uma lesão na cartilagem do joelho esquerdo, o emblema catalão começou a procurar alternativas ao central francês e Éder Militão foi um dos jogadores referenciados.

A ideia dos responsáveis do Barcelona era garantir o jogador do FC Porto a título de empréstimo neste mercado de transferências, mas as negociações não avançaram por diversas razões.

O facto de Éder Militão não puder rumar a Barcelona com passaporte comunitário foi um dos motivos para o acordo cair. O emblema catalão já tinha as três vagas comunitárias ocupadas por Arthur, Malcom e Arturo Vidal, o que não dava espaço a Militão.

Outro dos entraves à cedência do central brasileiro foi o facto do FC Porto não estar disposto a perder Éder Militão já em janeiro. O central chegou ao Porto no verão, mas rapidamente conquistou espaço no plantel de Sérgio Conceição e tornou-se uma peça fundamental na equipa.

Sem a possibilidade de garantir Éder Militão, o Barcelona acabou por receber o central colombiano Jeison Murillo por empréstimo do Valência.