O Sporting sente necessidade de reforçar o meio-campo, mas as atenções já não estarão completamente focadas em adquirir o passe de Koba Koindredi, jogador do Valência emprestado ao Estoril, e Monchu perfila-se como a principal alternativa.

Segundo O JOGO, o emblema espanhol pede 5 milhões de euros por 50% do passe de Koindredi, valores que os leões não estão dispostos a aceitar e, por isso, as negociações têm estado estagnadas nos últimos dias. Estes valores demoveram o Sporting de fazer uma proposta oficial, especialmente porque, embora vejam valor no médio de 22 anos, ainda não conquistou o estatuto de titular indiscutível no Estoril e esses sinais têm criado dúvidas nos leões.

Com este caso em stand-by, o emblema leonino começou a olhar para Monchu, de 24 anos, que é um médio centro que tem realizado um percurso ascendente e atualmente é um dos esteios do Valladolid. O espanhol fez formação no Barcelona, assumiu-se como titular da equipa B e até chegou a estrear-se pela equipa principal, em 2019/20.

As boas relações entre Sporting e Valladolid, devido às transferências de Gonzalo Plata e Iván Fresneda podem ajudar neste processo e Ruben Amorim vê esta solução com bons olhos.

Após o período ao serviço do Barcelona, Monchu esteve no Girona e no Granada, mas foi no Valladolid que encontrou estabilidade e tem-se afirmado como um dos indiscutíveis no centro do terreno. Esta temporada já leva 22 jogos, nos quais marcou 4 golos e fez 2 assistências.