João Rocha, antigo presidente do Sporting, morreu esta manhã no hospital da CUF Infante Santo, vítima de doença prolongada. Tinha 82 anos
João Rocha foi eleito presidente do Sporting a 7 setembro de 1973. Esteve 13 anos na presidência, cargo que deixou em 1986. Durante o seu mandato, o clube conquistou 1210 títulos nacionais, 52 taças de Portugal e oito taças europeias nas 22 modalidades que o Sporting tinha na altura.
Foi um dos grandes impulsionadores das modalidades ditas amadoras do clube, como atletismo, andebol, basquetebol, hóquei em patins e ciclismo.
No primeiro ano do seu mandato, o Sporting teve uma época brilhante: venceu o principal campeonato português de futebol, a Taça de Portugal e viu ainda os "leões" chegarem às meias-finais da extinta Taça das Taças. Foi no seu "reinado" que Yazalde venceu a Bota de Ouro pelos 46 golos que marcou, um recorde até hoje na Europa.
Foi protagonista de uma intensa rivalidade com Pinto da Costa. Durante o seu mandato, viu partir Futre para o FC Porto mas foi resgatar António Oliveira aos "dragões".
Os últimos anos do seu mandato no Sporting foram difíceis a nível físico, o que levou-o a abdicar do cargo de presidente devido a problemas de saúde. Foi também considerado Sócio de Mérito do Sporting.
Foi galardoado com o Prémio Stromp em três ocasioões, tendo ainda recebido o "Leão de Ouro com Palma".
Em homemagem e reconhecimento pelo seu trabalho, foi aprovado por unanimidade e aclamação, a atribuição do nome de João Rocha ao futuro pavilhão do clube, a ser erguido junto ao Estádio José Alvalade. A decisão saiu da Assembleia Geral realizada em setembro do ano passado.
Comentários