O treinador do Vitória de Guimarães admitiu hoje que será difícil parar na segunda-feira o Benfica, na 19.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, mas garantiu que a equipa vai fazer tudo para ganhar em casa.

Instado sobre de que forma se param os “encarnados”, líderes isolados ainda sem derrotas na Liga, Rui Vitória garantiu que será um jogo complicado frente a uma «equipa muito poderosa, desde o treinador, aos jogadores».

«Não é fácil defrontar o Benfica, que, em qualquer circunstância, é uma equipa muito forte, que tem ganho praticamente os jogos todos», referiu.

Contudo, o treinador notou que, «sempre que há um jogo, as coisas resumem-se ao coletivo e aos aspetos individuais», mas que existe um «fator aleatório muito grande», pelo que o Vitória tem, também, uma palavra a dizer.

«Reconhecemos a capacidade do Benfica, mas queremos controlar as suas virtudes e aproveitar os erros que possa cometer.

Deste lado está uma equipa muito determinada, com as suas qualidades e que vai fazer tudo o que está ao seu alcance para vencer», afirmou na antevisão da partida.

Rui Vitória frisou que a sua equipa atravessa uma «série que já mete respeito» (sete triunfos, um empate e duas derrotas nos últimos dez jogos), apesar da turbulência interna, com problemas financeiros, a direção demissionária e eleições marcadas para 31 de março.

Para o técnico, o Benfica é a melhor equipa do campeonato – «os resultados espelham um pouco isso, está com cinco pontos de avanço sobre o FC Porto» -, mas vincou: «Nunca entramos para nenhum jogo com o pensamento de que não temos possibilidade de vencer».

Rui Vitória diz que as principais armas da equipa minhota são a «coesão coletiva» que tem mostrado, o facto de ter «jogadores que a qualquer momento podem resolver um jogo» e «a determinação de vencer».

O técnico apelou ainda ao apoio da massa adepta vitoriana, defendendo que «há três campos em Portugal em que o Benfica joga fora», no Dragão, em Alvalade e em Guimarães.

O Vitória de Guimarães, sexto classificado, com 26 pontos, e o Benfica, primeiro, com 48, defrontam-se segunda-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, às 20:15, sob arbitragem de Carlos Xistra, de Castelo Branco.