É factual. A vitória do Sporting em Famalicão deixou o FC Porto a 18 pontos da liderança, distância que confirma matematicamente o afastamento já esperado do título.
O cenário, com implicações claras no futuro a curto prazo dos dragões, tem também um peso histórico. Durante os 42 anos de liderança de Pinto da Costa, o FC Porto nunca ficou arredado do título tão cedo, neste caso a cinco jornadas do fim.
De resto, o registo atual ultrapassa a marca negativa da época 2013/2014, quando a luta pelo campeonato deixou de ser possível a quatro jornadas do fim. Na altura, o título foi conquistado pelo Benfica com Jorge Jesus no comando técnico. 15 pontos de desvantagem deixaram os dragões, primeiro de Paulo Fonseca e depois de Luís Castro, fora das contas do campeonato.
Numa retrospetiva de épocas igualmente de má memória - nenhuma tão má como esta desde a liderança do dirigente portista - destacam-se, por exemplo, a temporada 2015/16, na qual os dragões saíram de cena com três jornadas por realizar.
Mais atrás, na época 2001/02, quando o Sporting foi campeão, os azuis e brancos ficaram fora das contas do título também a três jogos do fim, com onze pontos de desvantagem para os leões. Ou em 1976/77, com José Maria Pedroto, quando os azuis e brancos ficaram arredados do título a três jornadas do fim.
Pior do que agora? Só mesmo antes do 25 de abril de 1974, na temporada 1972/1973. Com o chileno Fernando Riera no comando técnico, a oito jornadas do fim os azuis e brancos ficaram matematicamente arredados do título. Estavam a 18 pontos e acabaram a 21 pontos e no quarto lugar.
E por falar em quarto lugar - e regressando ao presente - o cenário pode ainda complicar. A cinco jornadas do fim, o FC Porto segue na terceira posição, com os mesmos pontos do SC Braga, adversário que ainda terá de visitar na última jornada do campeonato. Um jogo que, a manter-se o panorama atual, será crucial para decidir o último lugar de pódio, que garante o acesso à Liga Europa. A espreitar, recorde-se, está o Vitória SC, apenas a dois pontos de distância de FC Porto e SC Braga.
Comentários