A sensação aparente é de que já passou mais tempo, mas o que é facto é que Jorge Jesus antes de ter trocado as "águias" pelos "leões"no último defeso" passou seis temporadas na Luz, onde fez definitivamente história no clube da segunda circular, vencendo três campeonatos e dez títulos.
Durante o longo reinado do técnico português no emblema "encarnado", Jorge Jesus teve sempre língua afiada para os rivais e demais intervenientes do jogo como árbitros e dirigentes.
Dono de um enorme ego, JJ puxou muitas vezes para si os louros na hora do triunfo. De agressor constante da gramática portuguesa, a “criador de ciências do jogo”, certo é que as conferências do técnico de 61 anos foram e continuam a ser muito ricas no que a “Sound Bites” diz respeito.
Enviou recados a médicos e a políticos, sendo que quase nenhuma classe ficou incólume ao “juízo” de Jesus. Polémico até dentro de portas, chegou a afirmar que os jogadores da formação “encarnada” precisariam de nascer 10 vezes para chegarem ao nível de um Matic. Mas há mais, muito mais. Depois de uma arbitragem polémica de João Capela num dérbi ficou famosa a afirmação de que a equipa tinha ganho “Limpinho, Limpinho”.
Já no final do campeonato da temporada passada ocorreu outro momento caricato em torno do engano no nome do treinador do FC Porto, Julen Lopetegui.
Recorde aqui 20 das frases mais famosas de Jorge Jesus enquanto treinador do Benfica.
1. "Os árbitros têm de ser mais práticos e menos teóricos. Têm de ler menos livros e perceber mais de futebol."
2. "Acho que sou o melhor treinador do mundo, mas isso só vou poder justificar quando ganhar a Champions."
3. "Se alguns políticos fossem treinadores não resistiam muito tempo nas equipas”
4. "O treinador tem de ver coisas que mais ninguém vê.”
5. "Não vamos branquear. O Benfica teve dificuldades no jogo. O Sporting mostrou que é uma excelente equipa. O Benfica ganhou limpinho, limpinho." (Depois da arbitragem de João Capela).
6. "Treinar FC Porto? Quem chega ao topo não quer andar para trás!"
7. "O que era o Benfica antes de mim?"
8. "Eu criei uma ciência para ter uma ideia, um modelo de jogo, um modelo de jogador, um modelo de treino."
9. "Individualmente, se o Benfica sair vencedor da Liga Europa, serei muito mais reconhecido fora do país, sem dúvida nenhuma."
10. "Estes jogadores aparecem de dez em dez anos. Matic é uma peça rara."
11. "Pressão? Isso faz parte do nosso dia-a-dia. (...) Na cabeça de jogadores deste nível essa palavra está sempre presente. (...) É 'piners' para nós."
12. "O presidente tem mudado o Benfica. Agradeço-lhe ter acreditado em mim desde a primeira hora."
13. "Um treinador é como um pintor. Já contei esta história da Paula Rego: estive uma vez numa exposição e ela dizia-me a mim e às outras pessoas que era uma figura que se chamava Maria e que estava a chorar; 'ah está a chorar?' não via nada... mas ela sabia que estava a chorar. É como o treinador." .
14. Não sou Eça de Queiroz. Têm de me julgar como treinador. Se sou bom ou não."
15. "Custa-me ver pessoas, que são médicos, advogados a falar sobre futebol. Eu não sei falar sobre medicina. Como é que eles sabem falar sobre futebol? Faz-me uma 'ganda' confusão..."
16. "Todos os treinadores que treinam a seleção saem de lá completamente desprestigiados."
17. "O Lopetegui... Lopetegue... Lopet... eu às vezes troco o nome [do treinador do FC Porto]. Eu agora disse bem, Lopetegue. Uma vez eu disse logo Lotopegue, já nem sei o que é que eu disse."
18. "Tenho uma carreira de treinador há mais de 20 anos e o que mais adoro é o futebol. A partir daqui treino no Benfica, na China ou no Paraguai, porque o futebol é a minha paixão."
19. "Lopetegui e Capela... só me engano nos nomes quando eu quero. Como viram, agora não me quis enganar. Está tudo dito."
20. "Julgo que sou o único treinador português a ganhar dois títulos seguidos no Benfica. Era um objetivo que traçámos no início da época, estivemos 11 meses a pensar nele e ganhámos com todo o mérito."
O Benfica recebe no domingo o Sporting no estádio da Luz, em encontro da 8ª jornada da Liga.
Comentários