Tendo em conta todo o contexto económico e financeiro que pairava sobre o Sporting, esperava-se um início de temporada complicado para o emblema de Alvalade. Sem as armas dos rivais e em período de contenção devido à pandemia, não se augurava que o Sporting estivesse numa posição cimeira da tabela. O que é certo é que decorridas 15 jornadas, o Sporting lidera o campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto e seis sobre o Benfica.
Em 23 jogos até ao momento, os leões somam 18 vitórias, três empates e duas derrotas. Os desaires aconteceram em competições a eliminar e apenas por uma vez a nível interno.
Logo no arranque da temporada, uma traumática eliminação da competições europeias (Liga Europa) frente ao Lask Linz - uma das piores da história dos leões - poderia indiciar um início de época penoso. Porém, a derrota não deixou marcas no jovem plantel leonino liderado por Rúben Amorim.
Há quem tenha duas perspetivas sobre a despedida precoce dos leões das competições europeias. Se por um lado, a presença na Europa prestigia e permite o aumento de competitividade face à maior parte dos adversários a nível interno, por outro, face à escassez de soluções em comparação com os rivais, o maior descanso possibilitaria/possibilita ao plantel do Sporting encarar os adversários com a lição estudada e outra frescura física.
Sporting já enfrentou por duas vezes o FC Porto
Apesar de ainda faltarem muitos jogos para o final da época, o saldo até ao momento tem sido extremamente positivo. O Sporting lidera o campeonato com 39 pontos: Com 12 vitórias, três empates e nenhuma derrota. Frente aos 'rivais clássicos', o Sporting já foi posto à prova e passou no teste. Logo à quarta jornada, os verdes e brancos receberam e empataram com o FC Porto, depois de passarem grande parte do encontro em desvantagem. Nuno Santos inaugurou o marcador ao minuto 9´, Matheus Uribe fez o empate ao minuto 25´. Ao minuto 45´, a equipa visitante conseguiu dar a volta ao marcador com um golo de Jesús Corona. Já perto do final, Luciano Vietto (87´) estabeleceu o resultado final.
Já na Taça da Liga, Sporting e FC Porto voltaram a encontrar-se, mas desta vez os leões levaram a melhor. Moussa Marega deu vantagem aos dragões ao minuto 79´ e quando se pensaria que os dragões tinham a passagem à final da competição 'à mão de semear', o Sporting conseguiu dar a volta ao marcador com um bis de Jovane Cabral (86´ e 90+4).
Um troféu já conquistado em 2020/21
Contra ao SC Braga, outra das equipas que luta pelos lugares cimeiros, os verdes e brancos já obtiveram duas vitórias. Em Alvalade, na jornada 12, o Sporting impôs-se frente por 2-0, com golos de Pedro Gonçalves (54´) e Matheus Nunes (78´).
Há apenas alguns dias atrás, ocorreu novo confronto entre leões e bracarenses, com o Sporting a vencer a Taça da Liga, depois de bater os arsenalistas por 1-0, com um golo apontado por Pedro Porro.
Empates e eliminações
Como relembrámos no início deste texto, o Sporting somou apenas três empates e duas derrotas até ao momento.
Empates no campeonato foram três: Dois em casa, frente a Rio Ave (1-1), na 14.ª jornada, e FC Porto (4.ª jornada). Fora de portas, os leões não saíram com os três pontos em apenas uma ocasião, no duelo frente ao Famalicão (2-2 - na jornada 9).
A única derrota a nível nacional valeu a eliminação da Taça de Portugal. Numa exibição pouco inspirada, a equipa de Rúben Amorim caiu frente ao Marítimo nos Barreiros por 2-0, com os golos dos insulares a serem apontados por Rodrigo Pinto e Léo Andrade.
Um início de temporada marcado pela regularidade
O percurso dos leões até ao momento tem-se pautado pela regularidade e pela capacidade que a equipa tem demonstrado em responder às adversidades. Mesmo depois de dois resultados negativos, empate frente ao Rio Ave (1-1) e eliminação da Taça de Portugal (2-0) frente ao Marítimo, os comandados de Rúben Amorim não se deixaram abater e responderam nos últimos três jogos com três triunfos frente a FC Porto, SC Braga e Boavista (0-2).
Veremos o que o Sporting poderá fazer frente ao Benfica, uma equipa contra a qual os leões têm tido um histórico muito negativo em casa nos últimos anos. Há oito temporadas que os verdes e brancos não vencem o Benfica em Alvalade. A última vitória teve lugar em 11/12, com os verdes e brancos a imporem-se por 1-0. Daí para cá, o Sporting somou quatro derrotas e quatro empates.
Comentários