Pinto da Costa esteve esta noite no PortoCanal onde falou da atualidade do futebol portista, em especial ao empate entre o FC Porto e o Moreirense. O líder azul e branco está indignado pela arbitragem de Hugo Miguel e do VAR António Nobre.
Sérgio Conceição suspenso por 21 dias: "Antes de vir para aqui estava a ver no telemóvel as notícias e há um jornal que diz que são as palavras que levaram Sérgio Conceição a ser castigado 21 dias. Antes de chegar ao árbitro, Sérgio Conceição leva o cartão vermelho. Tudo o que ele disse, e não vou pôr em causa o que está escrito, o que quer que seja, pois sei que disse algumas coisas, é depois de ter levado o cartão vermelho. Quando se ia a dirigir ao árbitro, as palavras do Sérgio foram: 'Ó Hugo [Miguel], dois penáltis?' E ele leva um cartão vermelho. As palavras foram estas. Ele até só falou em dois penáltis. E exibiu-lhe o cartão vermelho. Foi expulso pela quarta vez e empatou com o treinador do Sporting. As palavras são justificativas para o castigo, mas o cartão vermelho é referente ao que ele disse antes. Falei logo com ele, íamos a conversar no autocarro".
Indignação do FC Porto: "O saudoso Mário Soares falava no direito à indignação, o Sérgio tem esse direito. Não sou eu que o digo. Um jogo que era importantíssimo para o campeonato, em que o senhor José Manuel Freitas [n.d.r. jornalista] diz que o FC Porto é espoliado. Quando o Sérgio leva o cartão vermelho, não se tinha excedido. O que me incomoda é que Sérgio Conceição apanha 21 dias. Toda a imprensa, até a que nos é hostil, reconhece que os dois penáltis são indiscutíveis. O próprio Sérgio também só viu dois. Eu estou indignado. E tenho todo o direito, ao ser espoliado a triplicar, como escrevem. Como é que não hei de estar indignado? O árbitro saiu a rir-se. Como é possível o VAR, sentado numa poltrona, com televisão à frente, não ver nenhum penálti? Depois vem o senhor presidente da APAF, de quem eu não sei o nome, dizer que são 'coitadinhos'. Não sou eu que digo que o FC Porto foi espoliado. São os analistas. Querer dar cobertura a este tipo de atuações é lamentável."
Recurso pelo castigo a Conceição: "O FC Porto amanhã vai ser notificado e amanhã mesmo vai recorrer para o Conselho de Disciplina, como fez o Sporting [com Rúben Amorim]. Nesse caso, o plenário reuniu-se na sexta-feira. Fico a aguardar. Já alertei o presidente da Federação [n.d.r. Fernando Gomes] que quero o mesmo tratamento, embora ele, como é habitual e característico, diga sempre que não é nada com ele, porque os conselhos são independentes. Mas alertei-o. Quero o mesmo tratamento do Sporting, castigado num dia e no dia seguinte o plenário reuniu. Queremos o mesmo".
Título mais difícil: "Disse aqui há dias o seguinte, que o FC Porto, se tudo corresse de forma normal, acreditava que fosse campeão. Mas não é normal haver um jogo de futebol em que ficam três penáltis escandalosos por marcar, em que o VAR, o senhor António Nobre, está de poltrona a ver e deixa passar os penáltis. É anormal. Se achasse normal, nesse dia deixava o futebol e dizia, 'entreguem o campeonato a quem quiserem'. Neste momento acredito menos no título porque aquilo não foi normal. [Se achasse normal] Dizia que não concorremos, que vamos com os juniores e que entregassem o título a quem quisessem. Neste momento acredito menos no título".
O treinador do FC Porto foi suspenso por 21 dias, na sequência dos protestos dirigidos ao árbitro Hugo Miguel, após o Moreirense-FC Porto, anunciou hoje o CD da FPF.
Sérgio Conceição foi expulso depois do final da partida da 29.ª jornada da I Liga, que terminou com um empate 1-1, por “lesão da honra e reputação” de Hugo Miguel, conforme se pode ler no comunicado do CD da FPF.
Desta forma, o treinador vai estar ausente do banco dos ‘dragões’ nas próximas quatro jornadas da I Liga, nos jogos com Famalicão (30.ª), Benfica (31.ª), Farense (32.ª) e Rio Ave (33.ª), voltando a dirigir a equipa apenas na derradeira ronda da prova, diante do Belenenses SAD.
Além dos 21 dias de suspensão, Sérgio Conceição foi igualmente punido com uma multa de 10.200 euros.
Comentários