Sérgio Conceição vai renovar contrato com o FC Porto até 2028. O acordo já foi alcançado com Pinto da Costa. Foi o próprio presidente do FC Porto a anunciar a renovação por quatro épocas, a três dias das eleições no clube azul e branco.
Pinto da Costa falava aos jornalistas à margem de um jantar de campanha, no Porto, um dia depois de ter anunciado um acordo para renovar com Sérgio Conceição e o defesa-central internacional português e capitão ‘azul e branco’ Pepe em caso de êxito eleitoral.
Ontem, recorde-se, o FC Porto anunciou a compra do passe de Francisco Conceição, filho do treinador Sérgio Conceição, a três dias da eleições no clube, marcadas para sábado.
"O que assinámos com aperto de mão e amanhã formalizaremos é um contrato de quatro anos. Ele é importantíssimo para o projeto que eu tenho, de voltar às grandes lides europeias. É posto amanhã no papel o que já assinámos com aperto de mão. Amanhã será confirmado, hoje não quero estar a falar disso, não quero que o Sérgio Conceição se intrometa na eleição. Mas estou perfeitamente à vontade para dizer que praticamente está fechado, apertámos as mãos e, para o Sérgio Conceição, um aperto de mãos vale mais do que a assinatura formal", começou por dizer Pinto da Costa, à entrada para o barco onde vai encerrar a campanha esta quarta-feira, com um jantar na presença de centenas de apoiantes.
Para o atual presidente dos dragões, Sérgio Conceição tem de continuar no FC Porto, mesmo que seja outro candidato a vencer as eleições do próximo sábado.
De recordar que a principal equipa de futebol dos dragões está a lutar com o SC Braga e o Vitória Sport Clube pelo terceiro lugar da I Liga. O título já foi, o segundo lugar é quase impossível.
"Não me passa pela cabeça que seja quem for o vencedor não queira o Sérgio Conceição, sobretudo a Lista B que se tem fartado de dizer que se sentaria com Sérgio Conceição para resolver o assunto. Assim já fica resolvido. Ele assinou comigo o contrato com o FC Porto, agora o futuro... Mas espero que ele continue, no nosso projeto ele é fundamental", garantiu.
Pinto da Costa não confirmou a existência de uma alegada cláusula no novo vínculo, que permitiria ao técnico deixar o clube a custo zero em caso de derrota eleitoral do dirigente.
“O Sérgio Conceição pode sempre sair, já que os contratos têm a possibilidade de serem rescindidos. Agora, vamos formalizar um contrato de quatro anos, porque acho que ele é importantíssimo para o projeto que eu tenho de voltar às grandes lides europeias”, frisou.
Em mais um dia de campanha, Pinto da Costa mostrou-se tranquilo e esperançoso na vitória.
"Fico ansioso mas é antes dos jogos. No sábado é que se vê. Fico contente por, nos sítios onde tenho ido, sentir grande apoio e grande amizade de toda a gente. No sábado, o que interessa é que não haja divisões, já chega de divisões. Nestes anos todos, foi fundamental a união de sócios e adeptos. Não podemos permitir que umas eleições dividam sócios e adeptos. A partir de sábado, as redes sociais não vão votar. Esse alarido vai acabar", garantiu.
Sérgio Conceição tem estado afastado das eleições mas desde a primeira hora expressou a sua preferência, ao marcar presença no ato de lançamento da candidatura de Pinto da Costa.
Recordista de jogos, vitórias e conquistas no comando do FC Porto, que já orienta desde 2017/18, o treinador, de 49 anos, sagrou-se campeão nacional em 2017/18, 2019/20 e 2021/22 e renovou pela última vez há três anos, estando ligado aos ‘dragões’ até junho.
Sérgio Conceição tinha sido contratado por Pinto da Costa para suceder a Nuno Espírito Santo no verão de 2017, regressou ao clube no qual terminou o seu percurso formativo e arrebatou cinco troféus em duas passagens pelo conjunto principal (1996-1998 e 2004).
As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 são disputadas por três candidaturas, lideradas por Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B), antigo treinador da equipa de futebol, e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).
O ato eleitoral decorrerá no sábado, entre as 09:00 e as 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto, numa altura em que Pinto da Costa está a cumprir o 15.º mandato seguido, desde 1982, e detém o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.
Comentários