O Vitória de Guimarães registou um resultado negativo de 300 mil euros em 2013/14, mas reduziu o passivo para 14,2 milhões de euros, uma descida de 13 por cento, contas que serão discutidas em assembleia-geral no sábado.
Em 30 de junho de 2012, o passivo do clube minhoto era de 24 milhões de euros, um ano depois 16,3 milhões e a 30 de junho de 2014 cifra-se nos 14,2 milhões, uma redução de 2,1 milhões (13 por cento). Em dois anos, o Vitória de Guimarães reduziu o passivo em quase 10 milhões de euros (40 por cento menos).
No primeiro ano sem refletir nas suas contas qualquer atividade do futebol profissional, agora responsabilidade da SAD, o clube registou um resultado liquido negativo de quase 300 mil euros (298.910 mil euros), uma melhoria de 87,7 por cento (resultado negativo de 2,4 milhões na época passada).
O Conselho Fiscal (CF) do Vitória de Guimarães, que deu parecer favorável unânime à aprovação do relatório e contas, elogiou a ação da direção liderada por Júlio Mendes.
"As exigentes medidas de contenção e monitorização da despesa, a diversificação dos rendimentos, a reestruturação do organigrama do clube ao nível das funções e tarefas essenciais a cada colaborador e a coerência dos objetivos assumidos constituíram-se como o quadrilátero que explica o excelente desempenho", pode ler-se no documento disponibilizado no sítio do clube na internet.
Segundo o CF, este exercício "representa uma melhoria qualitativa e quantitativa substancial em relação aos anteriores", assim como uma "elevada performance no sentido da resolução dos desequilíbrios estruturais".
Destacou a "inusitada performance" das modalidades amadoras, tradicionalmente deficitárias, que tiveram um resultado positivo de 3.200 euros.
Negativamente, apontou o exemplo da exploração das piscinas do clube, que apresentaram um saldo negativo de 102 mil euros.
"Urge encontrar soluções que confiram rendibilidade operacional e invertam as já conhecidas debilidades existentes", aconselha a propósito dessa infraestrutura.
A AG tem início marcado para as 14h00, sábado, no pavilhão do Vitória de Guimarães.
Comentários