O FC Porto defende a liderança da I Liga de futebol frente ao Rio Ave, numa 14.ª jornada, a última de 2018, que pode ser histórica para Sérgio Conceição e que tem Benfica-Sporting de Braga como jogo 'grande'.
Numa ronda em que os três 'grandes' atuam todos no domingo, o Sporting desloca-se ao terreno do Vitória de Guimarães, com um registo de sete vitórias consecutivas desde a chegada do treinador holandês Marcel Keizer.
No Estádio do Dragão, no Porto, o campeão nacional é o primeiro 'grande' a entra em ação, perante o Rio Ave, sétimo classificado, num encontro em que Sérgio Conceição pode alcançar o 15.ª triunfo seguido no comando nos 'dragões', igualando a proeza de Artur Jorge, que desde 1984/85 passou a ser o treinador com mais vitórias consecutivas no clube.
Ao bater o Moreirense na Taça de Portugal (4-3), Conceição igualou André Villas-Boas, com 14, e pode agora 'apanhar' Artur Jorge, num registo que teve inicio após o desaire com o Benfica (1-0), no Estádio da Luz, em Lisboa, na sétima jornada do campeonato, em 07 de outubro.
Otávio e Danilo, ambos lesionados, são baixas certas na equipa dos campeões nacionais, que vão receber um Rio Ave em 'crise', depois de um bom inicio de campanha na I Liga.
A equipa de José Gomes, que poderá estar de saída para o Reading, não vence há cinco jogos no campeonato, tendo sofrido mesmo três derrotas, e vem de um pesado desaire perante o Sporting (5-2), na Taça de Portugal.
O jogo tem início agendado para as 15:00 e, em caso de vitória, o FC Porto fica provisoriamente com cinco pontos de vantagem na liderança e pode assistir, no 'sofá', ao que os rivais vão fazer na ronda.
Às 17:30, no Estádio da Luz, entram em campo Benfica e Sporting de Braga, quarto e terceiro classificados, respetivamente, no duelo mais sonante desta jornada, num 'teste' que pode ser decisivo para Rui Vitória.
O treinador 'encarnado', que chegou a estar de saída do clube, leva seis vitórias seguidas, mas continua sem conseguir reconquistar o universo benfiquista, com exibições algo cinzentas.
Tanto Benfica com Sporting de Braga alcançaram durante a semana o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, mas de forma bem diferente. Os 'encarnados' foram a Montalegre vencer o emblema do Campeonato de Portugal por 1-0, com muitas 'poupanças', enquanto os minhotos precisaram do prolongamento para eliminar o Vitória de Setúbal (1-0), num duelo intenso no Bonfim.
Às 20:00, Vitória de Guimarães e Sporting, quinto e segundo classificados, respetivamente, fecham a ronda, no que promete ser o teste mais difícil da era Keizer, que conquistou tudo e todos no reino do 'leão', em pouco mais de um mês. Com o técnico holandês, a equipa de Alvalade leva sete vitórias seguidas, com 30 golos marcados e exibições de grande nível.
O capitão Nani, que falhou o embate com o Rio Ave devido a lesão, está em dúvida para o jogo de domingo, em que já é certa a baixa do central uruguaio Sebastian Coates, devido a castigo.
Por seu lado, o Vitória de Guimarães está a passar pela melhor fase da temporada, até agora, e já não perde há 11 jogos, em todas as competições, desde a quinta jornada, com o Portimonense (3-2),em setembro.
No campeonato, na última ronda, a equipa de Luís Castro empatou no campo do Desportivo das Aves (1-1), mas vinha de uma série de três triunfos consecutivos.
No sábado, o Belenenses recebe o Aves e, em caso de vitória, sobe provisoriamente ao quinto lugar, igualando o Vitória de Guimarães.
Ao contrário do que é habitual, a jornada arranca só no sábado com três jogos às 15:30: Feirense-Portimonense, Vitória de Setúbal-Santa Clara e Tondela-Marítimo.
Comentários