Jorge Vital foi suspenso por um jogo e punido com 2.040 euros de multa pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ser expulso na primeira ronda da I Liga de Futebol 2021/22. O treinador de guarda-redes do Sporrting não vai estar no banco de suplentes dos Leões na segunda jornada frente ao SC Braga, depois de ter sido expulso em Alvalade diante do Vizela.

Os protestos de Vital tiveram lugar já na parte final do jogo que os campeões nacionais venceram por 3-0. Terá sido o árbitro assistente a chamar a atenção do árbitro, que foi até ao banco do Sporting expulsar o treinador de guarda-redes dos Leões.

No seu relatório, o árbitro escreveu que Jorge Vital "utilizou gestos e/ou linguagem ofensiva, insultuosa ou abusiva": "Levantou-se do banco e correu na direção do AA1 [árbitro assistente] dizendo: 'Siga o car... marca mas é a merda da falta'.

Além de Vital, o Sporting também foi punido com 10.200 euros de multa pelo Conselho de Disciplina da FPF devido ao comportamento dos adeptos. O lançamento de uma tocha para o relvado levou à interrupção momentânea do jogo.

"Aos quatro minutos da segunda parte, na Bancada Topo Sul, nível superior, ocupada por adeptos afetos ao clube visitado, Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD, identificados com adereços alusivos ao mesmo, mormente camisolas e cachecóis, registaram-se as seguintes ocorrências: (...) b) Lançamento de uma tocha incandescente para junto da linha de baliza, lado sul, tendo a mesma alocado-se fora do rectângulo de jogo. No momento deste episódio, o jogo encontrava-se a decorrer, sendo interrompido logo de seguida para ser efetuado um lançamento de linha lateral. (...) o reinício do mesmo foi retardado em cinco (5) segundos, de forma a que um bombeiro em serviço retirasse a referida tocha do local", pode-se ler no Relatório do Árbitro e no Relatório dos Delegados da LPFP, de acordo com o jornal 'Record'.

O Sporting também teve outras duas multas, de 1.530 e 1.020 euros pelo "deflagramento de duas tochas incandescentes e um pote de fumo" por parte dos adeptos.