O Sporting recebe este domingo o FC Porto, no Estádio de Alvalade, a partir das 17h30, em jogo a contar para a 15ª jornada do campeonato nacional. Silas fez esta tarde a antevisão ao encontro.

Mais pressão

Neste clube, temos sempre a responsabilidade de ganhar. Jogamos sempre para ganhar. Já defrontei o FC Porto por várias vezes e tentei sempre ganhar. Não venho para aqui para jogar para empatar. Venho para jogar para ganhar. Se tivéssemos outra mentalidade, não estaríamos aqui. Respeito muito o FC Porto, mas jogamos sempre para ganhar. Se ganharmos, entramos claramente na luta pelo segundo lugar, que é importante pela Champions. Ficam a faltar muitos jogos e teremos de defrontar ainda o FC Porto, que pode pensar no primeiro."

O onze

"Podemos fazer uma ou outra alteração [em relação ao Santa Clara]. Nos últimos quatro jogos temos 11 golos marcados, quatro vitórias. Estamos a ganhar rotinas importantes, mas vamos defrontar um grande adversário, o que por vezes nos obriga a mudar."

O adversário

"Conheço muito bem o FC Porto. Não têm só um ponto forte, têm vários. Ganham muitas segundas bolas, têm um futebol vertical muito bem feito. É uma equipa muito versátil, que joga o que o jogo lhe pede. Mas também tem algumas debilidades que podemos explorar, como nós temos. Tem muito bons jogadores, um grande treinador, e têm ganho quase tudo. É uma equipa fortíssima, mas nós também somos. Aqui é 50/50, qualquer equipa pode ganhar.

Estamos inseridos num contexto diferente e poderemos usar defesa a três ou a quatro. Depende do que analisemos do FC Porto, que é diferente do que eu defrontei. As equipas vão-se transformando e nós temos que saber viver com isso, porque não jogamos sozinhos. Seja qual for a nossa estratégia, será sempre para atacar melhor, nunca para defender melhor."

Paragem

"Por um lado, teríamos o aspeto anímico da vitória contra o Portimonense, mas por outro tivemos mais tempo para preparar este jogo. O FC Porto exige-nos mais coisas como equipa do que o Portimonense."