O FC Porto, na receção ao Rio Ave (2-0), e o Famalicão, em casa com o Boavista (1-0), somaram hoje vitórias na terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, juntando-se ao Sporting com nove pontos.

Os ‘dragões’, que começaram a época a conquistar a Supertaça, têm mostrado bom futebol e hoje, ainda sem os reforços para o ataque Samu Omorodion e Deniz Gül, estamparam uma boa exibição.

Galeno marcou logo aos 19 segundos, para já o golo mais rápido do campeonato, e o espanhol Nico González fez o 2-0, aos 30 minutos, permitindo à equipa orientada por Vítor Bruno gerir a vantagem, sobretudo depois da expulsão, aos 43, de Patrick William, desfalcando os vila-condenses.

Com três triunfos em outros tantos jogos, os ‘azuis e brancos’ igualaram o Sporting, que na sexta-feira abriu a ronda com uma goleada na casa do Farense (5-0), enquanto o Rio Ave soma três pontos.

Quem também segue na frente com pleno de pontos é o Famalicão, que, à semelhança do FC Porto, ainda não sofreu golos, tendo hoje batido o Boavista, que somou a segunda derrota seguida.

A partida foi decidida por um grande golo de calcanhar do jovem português Gustavo Sá, logo aos seis minutos.

Este tento bastou para a equipa de Vila Nova de Famalicão dar seguimento ao bom arranque de campeonato, como uma de três equipas que ainda não sofreu golos, a par dos portistas e do Vitória de Guimarães, que só joga no domingo para a terceira ronda.

Depois da derrota com o Famalicão na primeira ronda, o Benfica tem emendado o rumo e voltou hoje a vencer, desta feita no Estádio da Luz ante o Estrela da Amadora, graças a um tento de Kökçü.

A partida, marcada pelos primeiros minutos do ‘regressado’ Renato Sanches pela equipa de Roger Schmidt, ficou decidida nesse remate certeiro, aos 19 minutos, perante um Estrela que ainda não sabe o que é vencer na I Liga, somando apenas um ponto.

No primeiro jogo do dia, o recém-promovido Santa Clara chegou aos seis pontos (em três rondas, só perdeu ante o FC Porto), ao vencer em Rio Maior, reduto emprestado do Casa Pia, por 2-0.

Os insulares adiantaram-se no marcador aos 57 minutos, por Gabriel Silva, e Ricardinho marcou o seu segundo golo este ano na I Liga, aos 90+5, 'carimbando' novo triunfo açoriano.

Se o Santa Clara é quarto à condição, com seis pontos, os casapianos continuam em ‘apuros’ e hoje, após a derrota em Rio Maior, continuam sem qualquer ponto, em zona de descida e sem golos marcados, contra seis sofridos.

No domingo, o Vitória de Guimarães visita o AVS em busca de chegar também aos nove pontos, um desígnio que também pode lograr o Moreirense, numa difícil deslocação ao campo do Sporting de Braga.

O Estoril Praia recebe o Gil Vicente, enquanto o recém-promovido Nacional visita o reduto do Arouca.