Bas Dost soma e segue no campeonato. O avançado holandês foi a figura da goleada de mão cheia do Sporting sobre o Marítimo, este domingo, ao contribuir com um hat-trick.

O ponta de lança soma agora um total de 16 golos em 17 jornadas, estando apenas atrás de Jonas (20) no ranking dos goleadores da Primeira Liga. Com este registo, Bas Dost ultrapassou Liedson como melhor marcador do Sporting numa primeira volta. O brasileiro tinha marcado 15 vezes na primeira metade da época 2004/05.

Os números de Bas Dost só não são os melhores do século XXI em Alvalade porque Jardel tinha somado 19 golos durante a primeira volta de 2001/02. Nessa temporada, o ponta de lança brasileiro acabou mesmo por vencer a Bota de Ouro. Ainda assim, o registo do holandês é o segundo melhor do século numa primeira volta dos ‘leões’, o que não é dizer pouco.

Na temporada transata, que marcou a estreia de Bas Dost na equipa de Jorge Jesus, o jogador já tinha somado um total de 13 golos no virar do campeonato, ultrapassando as primeiras voltas de Slimani e Montero. Um ano de sonho para o jogador, que viria a ser o melhor marcador da Liga portuguesa nessa época.

Recorde-se que o Sporting venceu o Marítimo por 5-0, terminando a primeira metade do campeonato no segundo lugar, a dois pontos do FC Porto. Marcaram, para o ‘leões’, Bas Dost (3), Bryan Ruiz e Acuña.

Recorde os golos de Bas Dost:

Golo, Bas Dost, 21m, 1-0

Golo, Bas Dost, 74m, 3-0

Golo, Bas Dost, 78m, 4-0