O Sporting estreou-se a ganhar na I Liga 2022/23 com um triunfo confortável sobre o Rio Ave em Alvalade, em partida a contar para a 2.ª jornada.
Veja o resumo da partida
Depois do empate 3-3 em Braga na ronda inaugural, os 'leões' voltaram a marcar três golos, mas desta feita não sofreram nenhum e, com um bis de Pedro Gonçalves e um grande golo de Matheus Nunes pelo meio, realizaram uma exibição em crescendo que lhes permitiu somar três pontos tranquilos antes da visita da próxima ronda ao campeão FC Porto. Quanto ao Rio Ave, segue com zero pontos ao fim de duas jornadas.
Leão entra pressionante mas não cria perigo e perde fulgor
Rúben Amorim mexeu três peças em relação à equipa que havia entrado em campo na 1.ª jornada, em Braga, com Marcus Edwards a entrar para o lugar do lesionado Paulinho na frente, Ugarte a recuperar o lugar no meio-campo relegando Morita para o banco e Luís Neto a entrar para o centro da defesa. Matheus Reis jogou como ala esquerdo e Nuno Santos perdeu a titularidade.
O Sporting entrou dominador, pressionando o adversário e tentando incursões sobretudo pela direita, mas sem conseguir importunar verdadeiramente a defesa contrária no quarto de hora inicial. O único remate digno de registo nesse período surgiu aos seis minutos, por Edwards, mas fraco, para as mãos de Jhonatan e, aos pouco ímpeto inicial dos leões foi-se perdendo
Edwards desperta público, Sporting cresce e trave nega o golo
Só a meio da primeira parte, aos 24 minutos, se viu um rasgo do Sporting, numa jogada bem trabalhada pela direita, Pedro Gonçalves desmarcou Edwards e este driblou um adversário antes de tentar um remate em jeito que saiu por cima.
O lance, contudo, teve o condão de despertar os adeptos e, em simultâneo, a equipa leonina. Logo depois, uma vez mais pela direita, Porro recebeu, fletiu para dentro e atirou cruzado, de pé esquerdo, ligeiramente ao lado. O Sporting vivia o seu melhor período no encontro e na jogada seguinte foi Francisco Trincão a ficar muito perto de marcar. Depois de entrar na área do Rio Ave, o ex-Barcelona preparou o remate, atirou em jeito de pé esquerdo e, com Jhonathan pregado ao relvado, viu a bola tocar na trave e sair por cima.
Pedro Gonçalves encosta e leões saem para o intervalo em vantagem
Adivinhava-se o golo do Sporting, que acabou mesmo por surgir minutos mais tarde. Pedro Gonçalves deixou um primeiro aviso ao, isolado, e ao contrário do que é costume, falhar na cara do guarda-redes contrário, mas redimiu-se logo a seguir.
Marcus Edwards, muito em jogo no flanco direito nos primeiros 45 minutos, arrancou fulgurante, ganhou sobre um adversário junto à linha de fundo e cruzou tenso e rasteiro para a boca da baliza, onde Pedro Gonçalves só teve de encostar, fazendo o 1-0, resultado com que se chegou ao intervalo.
Matheus Nunes dá pontapé na monotonia a meio da segunda parte
E o 2-0 quase surgiu logo no primeiro lance do segundo tempo, outra vez por Pedro Gonçalves. Desmarcado à entrada da grande área do Rio Ave, o 'camisola 28' verde e branco tentou um remate em jeito, colocado, que saiu milímetros ao lado.
Só que a partir daí o jogo perdeu alguma intensidade, o Sporting baixou o ritmo e, perante um Rio Ave que não conseguia importunar, embora passasse agora algum tempo com bola no meio campo adversário, o encontro entrou numa fase monótono que se estendeu por alguns minutos.
Até que, do nada, Matheus Nunes resolveu acordar tudo e todos...a tiro. O jovem médio internacional português recebeu a bola a cerca de 30 metros do alvo e desferiu um remate fulminante, fortíssimo, que só parou no fundo das redes.
Pedro Gonçalves bisa e ainda ameaça o 'ha-trick'
A perder por 2-0, o Rio Ave baixou, em definitivo, os braços e o Sporting encontrou mais espaços. As Instalados no meio campo contrário, e já depois de várias mexidas por parte de Rúben Amorim, os leões chegaram ao terceiro golo numa excelente jogada de ataque.
Estavam decorridos 75 minutos de jogo quando Francisco Trincão isolou Pedro Gonçalves e este, na cara de Jhonathan, picou com enorme classe a bola sobre o guarda-redes do Rio Ave, bisando assim na partida e fazendo o 3-0. Pote já leva três golos na I Liga 2022/23...
Três que podiam ter sido quatro pouco depois. Desmarcado por um excelente passe de Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves voltou a isolar-se mas, desta feita, frente a Johnathan, rematou em jeito, à trave.
O Sporting ainda tentou por mais vezes dilatar o marcador, mas o resultado estava feito: 3-0 e um triunfo tranquilo dos leões, que na próxima jornada visitam o Estádio do Dragão.
Comentários