Sporting e FC Porto disputam na segunda-feira, em Alvalade, a liderança da I Liga de futebol, com os ‘leões’ a tentarem manter-se completamente vitoriosos em casa, perante uns ‘dragões’ motivados pelo sucesso europeu.

No encontro que fecha a 14.ª jornada, o Sporting vai tentar o oitavo triunfo em outros tantos jogos esta época no seu estádio, e que será bem valioso, já que garante a liderança isolada, acontecendo o mesmo com o FC Porto, que, durante a semana, teve um complemento de confiança, com o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, passando a ser o único representante luso na mais importante prova europeia.

Com o desaire em Guimarães na última ronda (3-2), a equipa de Rúben Amorim deixou-se apanhar pela formação de Sérgio Conceição, com ambos a somarem 31 pontos no topo, num ‘clássico’ que terá sempre na ‘sombra’ o duelo de domingo entre Sporting de Braga e Benfica, no Minho, com o vencedor desse encontro a poder passar a noite de forma provisória no comando da I Liga.

O Sporting chega ao duelo com o FC Porto após uma semana em que conseguiu poupar as suas principais figuras, com Amorim a rodar vários jogadores na Liga Europa, no triunfo por 3-0 em casa sobre o Sturm Graz, enquanto a equipa portista teve de estar no seu máximo perante o Shakhtar Donetsk (5-3), no Dragão, para assegurar a continuidade na ‘Champions’.

Por isso mesmo, Sérgio Conceição deixou no ar a possibilidade de Pepe não estar em condições para jogar em Alvalade, devido a cansaço físico, mas é quase certo que o capitão e central de 40 anos estará disponível para comandar a sua equipa no relvado.

Além disso, o técnico portista tem praticamente todo o plantel disponível, acontecendo o mesmo com o Sporting, com as ‘esperanças’ dos adeptos ‘leoninos’ a estarem centradas no sueco Viktor Gyökeres, avançado que tem sido determinante neste início de época e que é sério candidato a melhor jogador da I Liga 2023/24, se continuar ao mesmo nível.

A receção ao FC Porto em Alvalade tem sido um das poucas ‘falhas’ de Rúben Amorim enquanto treinador do Sporting, já que nunca conseguiu vencer os ‘dragões’ em casa, em jogos para o campeonato, enquanto Sérgio Conceição segue sem derrotas, para a I Liga, no terreno de um dos seus principais rivais.

Aliás, o FC Porto tem boas memórias recentes do Sporting e da sua casa, já que é preciso recuar até 2016 para encontrar a última derrota para a I Liga nesse estádio.

O Sporting-FC Porto, da penúltima jornada do ano, está agendado para as 20:15 e terá arbitragem de Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.