Excedentários não é, de facto, uma categoria bonita e na qual se deseje estar inserido. Não gostaria, caro leitor, de se incluir num grupo de excedentários, por exemplo, na empresa em que trabalha. Mas é o termo que melhor identifica, neste caso, os jogadores que não entram nos planos do treinador e cujo futuro profissional é urgente resolver, sob pena de se arrastarem ao longo da época sem reais hipóteses de fazerem o que mais gostam e para aquilo que são pagos: jogar futebol. Ou pelo menos treinar com o vislumbre de poder vir a agarrar a titularidade, o que nestes casos, por norma, se imagina complicado.

O mercado em Portugal fechou às 23h59 desta segunda-feira, mas ainda pode haver entradas e saídas. Entradas, no caso de jogadores sem clube. Saídas, porque ainda há mercados ativos. Poucos, mas há. Fechados já estão os mercados em Inglaterra, Alemanha, Espanha, França, Itália, Escócia, Portugal
Brasil, Países Baixos, Arábia Saudita, Bulgária, Dinamarca e Noruega.

Mantêm-se abertos os mercados da Hungria (04/09), Croácia e Áustria (05/09), Bélgica, Polónia e Ucrânia (06/09), Eslovénia (07/09), Chéquia (08/09), Qatar, Roménia, Suíça e Chipre (09/09), México (10/09), Grécia (11/09), Rússia (12/09), Turquia e Sérvia (13/09). Nota para os Emirados Árabes Unidos, cuja janela de transferências encerra apenas a 1 de Outubro. Como viu, a lista é extensa. Mas por esta altura qualquer um dos três grandes deve conhecê-la de cor.

Sporting

Koba Koindredi, Mateo Tanlongo, Afonso Moreira e Ricardo Esgaio. Sobre o lateral português, colocá-lo como um ativo excedentário talvez seja desapropriado, mas o facto da sua saída ter sido tão falada nas últimas semanas torna a sua permanência no plantel algo misteriosa e até pouco provável.

De acordo com jornal 'Record', a hipótese SC Braga caiu por terra, uma vez que os arsenalistas não queriam quaisquer encargos com a aquisição do jogador. Também Afonso Moreira ainda pode deixar Alvalade. O avançado de 19 anos ficou com pouco espaço no plantel leonino e o Basileia já mostrou interesse na sua contratação. O mercado suíço apenas encerra dia 9 de setembro. Definitivamente de fora das opções de Rúben Amorim estão Koba Koindredi e Mateo Tanlongo, apesar de ambos os jogadores terem sido inscritos na Liga. A ideia passa por encontrar uma solução nos mercados ainda em funcionamento.

Na última temporada, Tanlongo acabou por ser emprestado ao Copenhaga (Dinamarca) na primeira metade da época, acabando por ser cedido em janeiro ao Rio Ave até ao final da época. Já Koba, que chegou a Alvalade no último mercado de inverno proveniente do Estoril, disputou apenas oito partidas pelos leões.

FC Porto

André Franco. É o único nome declaradamente sem espaço no plantel portista. O médio ex-Estoril esteve perto de ser cedido ao Espanyol, mas o negócio caiu. Os dragões estão disponíveis para encontrar uma outra solução para Franco, um interesse compartilhado pelo jogador, e a alternativa poderá passar por um dos mercados periféricos. Contudo, a saída de Romário Baró tornou André Franco menos prescindível, sendo a sua continuidade vista como uma possibilidade, uma vez que os encargos com o jogador são condizentes com as possibilidades financeiras do clube.

Benfica

Meité. O Benfica bem tentou encontrar uma colocação para o médio, mas sem sucesso até ao fecho do mercado em Portugal. Sem alternativa, e ainda sem treinador, as águias lá decidiram avançar com a inscrição do francês na Liga. O jogador de 30 anos nunca conseguiu afirmar-se entre as opções principais de Roger Schmidt, tendo estado emprestado à Cremonese e ao PAOK nas últimas duas temporadas. A última época cumprida na Luz foi em 2021/2022, quando cumpriu 17 jogos de águia ao peito.

Ao enredo, junta-se ainda Andreas Schjelderup, que tem contrato com o Benfica até junho de 2028. A lesão no início da pré-época num particular com o Celta de Vigo afastou-o das escolhas de Schmidt até então, mantendo-se incerto o futuro do jogador de 20 anos. Na última época, Schjelderup esteve emprestado ao Nordsjaelland, da Dinamarca. O norueguês cumpriu 38 jogos, marcou 10 golos e fez 11 assistências.