O Sporting recebeu e venceu ao final da tarde deste sábado, de forma folgada, o Portimonense por 4-0. Foi a terceira vitória consecutiva dos leões no conjunto de todas as provas, depois das duas derrota seguidas ante FC Porto e Chaves.
No regresso a Alvalade depois desse desaire com o Chaves, os leões marcaram cedo, por intermédio de Trincão, e partiram para uma vitória folgada, com o atacante - que se havia estreado a marcar pelo Sporting a meio da semana, em Frankfurt - a bisar à beira do intervalo. Depois, na segunda parte, Pedro Gonçalves marcou o terceiro e Nuno Santos fechou a contagem.
Vejas as melhores imagens do encontro
Leões moralizados entram com tudo e marcam cedo
Vindo de uma histórica e galvanizante vitória na Alemanha, o Sporting entrou muito bem no jogo. Amorim tinha prometido que ia rodar a equipa e procedeu, efeticvamente, a algumas mexidas no 'onze' inicial, mas a equipa não acusou as mudanças.
Logo aos seis minutos, Esgaio - uma das novidades no 'onze' leonino - recebeu de Marcus Edwards obrigou Nakamura a defesa apertada, para canto. E, na sequência desse pontapé de canto, surgiu o golo: Luís Neto tentou assistir Coates de cabeça na área, Pedrão cortou mas a bola sobrou para um remate certeiro e fulminante de Trincão, só parando no fundo das redes. O extremo vindo do Barcelona marcava assim pelo segundo jogo consecutivo.
Adormecer e volta a acordar antes do intervalo
Com a vantagem madrugadora, o Sporting deu-se ao luxo de baixar um pouco a intensidade do seu jogo. Isso permitiu que o Portimonense começasse a ter mais bola do que aquela que tinha tido até então, mas apenas por uma vez os algarvios testaram Antonio Adán na baliza leonina, num cabeceamento de que o espanhol defendeu para canto.
Antes, Pedro Gonçalves ainda ameaçou o segundo e o Sporting voltou a acelerar perto do intervalo. Nuno Santos ficou, também ele, perto de fazer o 2-0 à passagem do minuto 40, mas foi Trincão a bisar na partida pouco depois. A jogada começou num passe errado de Rochez que Edwards interceptou, com o inglês a lançar Rochinha, que cruzou para a área e Trincão, à vontade, atirou para o fundo das redes.
Contratempo a abrir segunda parte tranquila
Tudo corria sobre rodas para os de Alvalade, mas o segundo tempo arrancou com um contratempo. Amorim já tinha tirado Gonçalo Inácio ao intervalo e, pouco depois, viu-se forçado a tirar Luís Neto que, lesionado, abandonou o relvado em lágrimas, a poucos dias de os leões receberem o Tottenham para a Liga dos Campeões.
Os minutos foram passando, com o Sporting a controlar as operações sem sobressaltos e sem carregar muito no acelerador. Rúben Amorim foi gerindo a equipa, trocando algumas peças e aproveitou para dar mais alguns minutos ao reforço Sotiris e ao regressado de lesão Paulinho.
Trincão vê 'hat-trick' negado, Pedro Gonçalves e Nuno Santos carimbam goleada
As oportunidades de golo para os verdes e brancos iam surgindo amiúde e a meio do segundo tempo Coates ameaçou de cabeça, antes de Trincão ver tirar-lhe o 'hat-trick' com um fantástico corte de cabeça em cima da linha de golo.
Não marcou Trincão, marcou, pouco depois, Pedro Gonçalves. Acabado de entrar, Pedro Porro cruzou da direita com conta, peso e medida para a entrada de Pedro Gonçalves, que cabeceou forte. O esférico desviou em Pedrão e Kosuke nada pôde fazer para evitar o 3-0.
E três depressa passaram a quatro. Aos 76 minutos, quatro minutos depois de marcar o terceiro, Pedro Gonçalves assistiu de trivela Nuno Santos que, isolado, desviou para o 4-0 final.
O triunfo permite ao Sporting chegar aos dez pontos (depois de somar a segunda vitória seguida na I Liga esta temporada - com o seu triunfo mais dilatado da época até agora - a terceira no conjunto de todas as provas), ainda assim menos dois que o Portimonense, que sofreu apenas a segunda derrota em 2022/23 e segue com 12 pontos.
Comentários