O Sporting venceu esta noite o Boavista por 0-2 no Estádio do Bessa. Geny Catamo na primeira parte e Pedro Gonçalves na segunda deram um importante triunfo aos leões que assim veem a liderança campeonato reforçada; os leões têm agora três pontos de avanço sobre Benfica e FC Porto.
Já o Boavista perde a oportunidade de ultrapassar o SC Braga, mantendo assim o 6º lugar na classificação após a primeira derrota sofrida em casa esta época.
Veja as melhores imagens da partida
Muito equilíbrio, pouca eficácia...mas eis que surge Catamo
Rúben Amorim fez apenas duas alterações relativamente à equipa que começou o jogo contra o Raków; o técnico leonino fez alinhar António Adán na baliza, substituindo Franco Israel, e lançou Geny Catamo na ala direita em detrimento de Ricardo Esgaio.
Já do lado do Boavista, Petit mexeu em três peças do seu xadrez, tendo em conta o onze que começou o jogo diante do Moreirense na última ronda do campeonato. Bruno Onyemaechi, Vukotic e Bruno Lourenço foram substituídos por Filipe Ferreira, Masa e Tiago Morais.
O Boavista entrou pressionante no jogo, com um bloco subido, pressionando o Sporting à saída do seu meio-campo; nos primeiros minutos os axadrezados recuperaram duas bolas em zonas adiantadas, uma das quais resultou num remate de Salvador Agra que acabou bloqueado por Matheus Reis.
Os leões conseguiram responder pouco depois e ameaçaram por duas vezes; primeiro foi um livre de Pedro Gonçalves que obrigou João Gonçalves a defesa apertada, e depois foi Geny Catamo, à entrada da área a rematar forte, levando a bola a passar muito perto do poste.
Com o avançar do relógio, os leões foram tomando conta das operações perante um Boavista mais expectante, mas sempre a tentar atacar a profundidade, beneficiando do adiantamento dos verde e brancos. Aos 16 minutos, Bozenik teve uma grande oportunidade para marcar mas, na cara de Adán, atirou muito torto.
Na segunda metade da primeira parte o Boavista conseguiu equilibrar a contenda, aproximando-se, de forma mais organizada, da baliza de Adán, e empurrando o adversário para o seu meio-campo, sem que tal, contudo, se traduzisse em oportunidades de golo. Tal acabou por acontecer, mas para os leões; contra-ataque de Edwards que serviu Pedro Gonçalves para um falhanço clamoroso do '8' leonino, frente a frente com João Gonçalves.
Foi o aviso para o golo do Sporting que surgiria pouco depois; 37 minutos e uma jogada pela esquerda leva Matheus Reis a cruzar para o segundo poste onde surgiu Geny Catamo que, na passada, fez o 0-1.
Bozenik chegou a assustar mas Pote resolveu
Na segunda parte o Boavista entrou mais pressionante sobre o Sporting, procurando condicionar a saída de jogo dos leões desde a zona intermediária. Apesar disso, foi da equipa de Alvalade a primeira oportunidade de golo da segunda parte; Edwards aproveitou um erro de Abascal, isolou-se, mas não conseguiu finalizar.
Os axadrezados foram subindo no terreno, pressionando cada vez mais longe da sua baliza, dificultando em muito a transição ofensiva do Sporting. Petit ia refrescando a equipa com as entradas de Berna e Bruno Lourenço, já Rúben Amorim respondeu com as entradas de Esgaio, Paulinho e Nuno Santos.
O Boavista chegou mesmo a meter a bola na baliza através de uma bela finalização de Bozenik de primeira, contudo o vídeo-árbitro acabou por anular o golo por fora de jogo do avançado das panteras. Apesar disso, os axadrezados continuaram a apertar, Luís Santos rematou e obrigou Adán a aplicar-se.
Não marcou a pantera, marcou o leão; 85 minutos e depois de Pedro Gonçalves ter atirado ao poste, o lance continuou, a bola sobrou para Esgaio que cruzou rasteiro para o '8' dos leões que redimiu-se com um golo de belíssimo efeito.
Até final os comandados de Rúben Amorim controlaram a partida, desperdiçando ainda algumas oportunidades para aumentar a vantagem.
Com esta vitória no Bessa, o Sporting voltou a isolar-se na liderança do campeonato, já o Boavista mantém o 6º lugar na tabela.
Comentários