O Sporting apresentou hoje uma reclamação na secção de classificações do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por causa da atuação do árbitro João Capela no dérbi com o Benfica, da 26.ª jornada da I Liga.
«O Sporting sentiu-se lesado pelas decisões do árbitro João Capela no jogo com o Benfica e, por esse motivo, apresentou uma reclamação junto da secção de classificações da FPF, ao abrigo do artigo 13.º do Regulamento de Arbitragem da Liga», disse à agência Lusa fonte oficial do Sporting, que foi derrotado por 2-0 na Luz, e reclama três grandes penalidades por assinalar.
A secção de classificações do Conselho de Arbitragem é uma das três que compõem aquele órgão – as outras duas são a secção para o futebol profissional e não profissional – e é constituída por cinco elementos, um deles Vítor Pereira, que preside à mesma.
O Sporting podia ter feito uma exposição para a Comissão de Avaliação e Recurso que trabalha com o Conselho de Arbitragem, formada por cinco ex-árbitros, mas, segundo a mesma fonte do clube, tal opção seria «mais demorada», razão pela qual se avançou com a reclamação junto da secção de classificações do CA da FPF.
«Enviámos essa reclamação com provas de vídeo sobre os erros de arbitragem que prejudicaram o Sporting, antes de ser tornada pública a nota que foi atribuída ao árbitro», referiu, ainda, a mesma fonte, que lembrou o facto de os relatórios dos observadores e a nota oficial atribuída aos árbitros «terem deixado, há cerca de ano e meio, de ser enviados aos clubes» pelo Conselho de Arbitragem.
Hoje ficou a saber-se, de acordo com notícias veiculadas pela Rádio Renascença, que o observador escalado para o dérbi, Luís Ferreira, atribuiu uma nota de 3,7 pontos (a avaliação vai de 0 a 5), que corresponde a um «bom mais», ao árbitro João Capela pela polémica arbitragem de que foi protagonista no passado fim de semana.
Segundo a mesma notícia, Luís Ferreira defendeu que João Capela não cometeu nenhum erro em todos os lances polémicos da partida, nomeadamente naqueles em que o Sporting alega ter existido motivos para a marcação de três grandes penalidades a seu favor.
Comentários