Vaná foi finalmente campeão. O guarda-redes foi titular na vitória do FC Porto sobre o Vitória de Guimarães, ele que ainda não tinha somado nenhum minuto na Liga. Mais tarde, deu o seu lugar a Fabiano, outro jogador que ainda não tinha minutos esta época de 'dragão' ao peito. Na zona de entrevistas rápidas, Vaná elogiou Conceição e Fabiano, "um amigo para a vida".
Finalmente campeão: "São as normas, tem que entrar em campo para ser campeão, mas só quem trabalhou a época inteira como este grupo, que foi muito criticado no início, sabe a importância de estar ali nem que seja um minutinho. Tenho de valorizar o trabalho deste grupo e do treinador que resgatou cada um de nós".
Convite aos adeptos: "Convido os adeptos que estão em casa: 'Ainda dá tempo, todo o mundo para os Aliados, nós apertamos, cabe toda a gente! Todos temos que celebrar muito, já faz 19 anos que não vamos à câmara municipal".
Titularidade em Guimarães: "Desde o momento em que tive a consciência que ia jogar que separei as coisas, foi uma semana muito festiva, mas quando se tem um treinador como o nosso não há festa antes da hora, queria muito vencer este jogo e chegar aos 88 pontos. Este grupo merecia. Sabemos que a vida do guarda-redes não é fácil e a cobrança nesta equipa é enorme."
Abraço emocionado a Fabiano: "Aproveito para falar do Fabiano. Não só pelo atleta, mas pela pessoa que é. Disputamos o lugar, mas ganhei aqui mais um irmão, mais um amigo que levo para o resto da vida."
Balneário do FC Porto: "Dividir o balneário com pessoas como Casillas, Héctor, Maxi...até os mais novos, todos têm histórias que levamos para o resto da vida. É preciso paciência no futebol, tinha consciência das dificuldades que tinha para jogar, nunca deixei de trabalhar. O treinador disse que ninguém joga por favor, fiz por merecer, assim com o Fabiano. Para entrar em campo com a camisola do FC Porto tens que trabalhar, tens que merecer. São muitos jogos a ver na bancada, mas o respeito pelo grupo está em primeiro lugar do que o individual."
Como classifica a época? "Definir numa palavra esta época? Indescritível. Sensacional. Duas palavras, pode ser?".
O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo da 34.ª e última jornada da Liga. No D. Afonso Henriques, Marcano fez o golo que deu os três pontos aos ´dragões'. A equipa de Sérgio Conceição termina a I Liga com 88 pontos, igualando o recorde do Benfica de Rui Vitória, alcançado em 2015/2016. Vaná e Fabiano estrearam-se e sagraram-se campeões pelo FC Porto.
Comentários