O último estudo da CIES - Observatório do Futebol analisa as potencialidades das equipas para prever os possíveis campeões nas cinco principais ligas da Europa. O modelo de estatísticas inclui as seguintes variáveis: Experiência dos jogadores, investimentos nas equipas no que diz respeito ao mercado e também a performance desportiva nos últimos 365 dias.
Em relação à temporada transata, as únicas alterações de relevo acontecem em Espanha, com o Real Madrid a acabar à frente do Atlético de Madrid (colchoneros venceram o campeonato no ano passado) e do Barcelona. Equipas relegadas: Elche, Cádiz, Alavés. Em Inglaterra, o top-4 repete-se em relação ao ano passado, com o Manchester City na 1.ª posição à frente do United, Liverpool, Chelsea e Tottenham. Equipas relegadas: Newcastle, Watford, Norwich.
Em Itália, o campeão Inter aparece como o potencial vencedor da Série A, seguido do Nápoles e AC Milan. Em relação à Roma de José Mourinho é previsível que acabe no quarto lugar. Já a Juventus aparece apenas num modesto 6.º lugar. Equipas relegadas: Venezia FC, Spezia Calcio.
Na Alemanha, a história repete-se com o Bayern a aparecer como previsível campeão, seguido do Wolfsburgo no segundo lugar e o Dortmund no terceiro posto, equipa que é adversária do Sporting na fase de grupos da Champions. Equipas relegadas: Augsburg, Bochum e Greuther Fürth.
Em França, depois de encontrarmos (naturalmente) o PSG na primeira posição, o Marselha será segundo seguido do Lyon na terceira posição. Equipas relegadas: Stade Brestois (playoff de subida e descida), St-Etienne, e Troyes.
Comentários