Vítor Pereira foi convidado para dar uma aula aberta na Universidade Autónoma de Lisboa, a alunos do curso de Administração e Gestão Desportiva, onde abordou vários temas ligados à Ética na Arbitragem.
De acordo com Vítor Pereira, o actual modelo de arbitragem está obsoleto e considera ser urgente a profissionalização dos árbitros e deu o exemplo da NBA
“Que sentido faz árbitros amadores a orientar jogos profissionais? O actual modelo está obsoleto. É preciso uma reforma absoluta desde a base” disse Vítor Pereira aos alunos, onde se destacava Marco Fortes, recordista nacional do lançamento do peso.
No final da aula aberta, Vítor Pereira assegurou aos jornalistas que a Comissão de Arbitragem está pronta para avançar com a profissionalização dos árbitros quando um conjunto de pressupostos de ordem jurídico-laboral profissional estiver garantido
“O projecto-piloto terminou enquanto projecto-piloto, fez-se a sua avaliação, foi entregue na Liga e neste momento aguardamos pela regulamentação da profissão. Estamos da nossa parte prontos a avançar quando a profissionalização estiver regulamentada e um conjunto de pressupostos de ordem jurídico-laboral profissional estiver garantido.” (VÍDEO)
Questionado sobre se os árbitros na sua maioria queriam ser profissionais, o presidente da CA da Liga frisou que a competição necessita dos melhores árbitros e que todos eles têm interesse em serem profissionais.
“Os árbitros querem ser melhores e não conseguem ser melhores se não se passar para outro estádio, para outro paradigma de trabalho e isso é claro. O desafio está em a organização criar condições para ter os melhores árbitros possíveis porque a competição precisa de excelentes árbitros.” (VÍDEO)
Comentários