O Vitória de Setúbal tem sido um especialista em fazer a vida difícil a Benfica, Sporting e FC Porto, com o estádio do Bonfim a mostrar ser uma fortaleza quase intransponível esta época. A derrota das ‘águias’ esta segunda-feira confirmou um bom momento de forma dos sadinos, que têm a melhor pontuação no campeonato desde 2007/2008.

Contra o Benfica, os ‘setubalenses’ contam com uma vitória e um empate em 2016/17. A 21 de agosto de 2016, o Vitória de Setúbal deslocou-se ao Estádio da Luz e conseguiu um empate frente aos ‘encarnados’. Um golo de Frederico Venâncio, aos 66 minutos, e uma grande penalidade cobrada por Raúl Jiménez, aos 83 minutos, fizeram o resultado do jogo.

Já esta segunda-feira, depois de uma derrota frente ao Moreirense para a Taça da Liga, o Benfica voltou a perder mas, desta vez, contra os vitorianos. Um golo de Zé Manuel, aos 21 minutos, ditou o resultado final da partida, na primeira vitória dos sadinos às ‘águias’ para o campeonato desde 1998/1999.

Frente ao FC Porto, o Vitória de Setúbal soma um empate sem golos, conseguido no Estádio do Bonfim a 29 de outubro de 2016.

O ‘grande’ que mais jogou com o Vitória de Setúbal na atual temporada foi o Sporting, com o emblema ‘setubalense’ a somar duas derrotas e uma vitória em três competições distintas. Para o campeonato, a 3 de dezembro de 2016, os sadinos deslocaram-se a Alvalade e perderam por 2-0, com golos de William Carvalho, logo aos sete minutos, e de Bruno César, aos 37 minutos.

Menos de 15 dias depois, o clube de Setúbal recebeu os ‘leões’, desta feita para a Taça de Portugal, a 14 de dezembro de 2016, sendo derrotados por 1-0 e eliminados da prova. O golo foi marcado por Bas Dost, aos 75 minutos.

Mais recentemente, a 4 de janeiro de 2016, o Vitória de Setúbal conseguiu a única vitória esta época frente ao Sporting. Em jogo a contar para a fase de grupos da Taça da Liga, os ‘vitorianos’ receberam e venceram os ‘verdes e brancos’ por 2-1. Frederico Venâncio marcou aos 19 minutos para os ‘setubalenses’, antes do ‘leão’ Elias empatar aos 79 minutos. No entanto, uma grande penalidade marcada nos descontos e convertida com sucesso por Edinho garantiu a vitória e a passagem às meias-finais da prova.

Recorde-se que este jogo polémico levou a uma reação do Sporting, que pediu a revogação do empréstimo de Ryan Gauld e André Geraldes, que se encontravam emprestados pelos ‘leões’ aos ‘sadinos’.

Em traços gerais de duelos contra os ‘grandes’, é mesmo contra o Sporting que o Vitória de Setúbal tem os seus melhores resultados. Em 175 partidas, conta 31 vitórias, 27 empates e 117 derrotas. Segue-se o Benfica, com os sadinos a possuírem um saldo de 31 vitórias, 27 empates e 117 derrotas. Já contra o FC Porto, os ‘vitorianos’ têm 27 vitórias, 24 empates e 108 derrotas.