O Vitória de Guimarães apresenta-se para a edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol com 19 jogadores da temporada anterior e a ambição de melhorar o sexto lugar, mas já com um revés: ficou fora da fase de grupos da Liga Conferência e ficou sem treinador principal após a primeira ronda da Primeira Liga.

Depois de um campeonato com 16 triunfos, cinco empates e 13 derrotas, que valeram 53 pontos, o treinador Moreno assumiu o objetivo de “fazer melhor” na segunda época ao leme dos vimaranenses, mas não vai conseguir tal objetivo. Terá de ser outro treinador. Para já a equipa está a ser orientada pelo adjunto João Aroso.

Especial Arranque da I  Liga 2023/24: análise às equipas, os grandes reforços, as principais saídas

Os guarda-redes Bruno Varela e Rafa, os defesas Miguel Maga, Bruno Gaspar, Mikel Villanueva, Tounkara, Jorge Fernandes, Manu Silva e Afonso Freitas, os médios Tomás Händel, Dani Silva, Matheus Índio, Tiago Silva, Zé Carlos e André André, e os avançados Nelson da Luz, Jota Silva, Alisson Safira e André Silva continuam no Vitória, cujo plantel inclui 33 futebolistas.

Com um orçamento de 22 milhões de euros para o futebol profissional, os minhotos dispõem ainda de sete reforços e de sete elementos promovidos da equipa B e dos escalões de formação.

Os vimaranenses contrataram o guarda-redes Charles, os defesas Tomás Ribeiro e Ricardo Mangas, os médios Nuno Santos e João Mendes, bem como os avançados Telmo Arcanjo e Adrián Butzke, promovendo ao plantel principal o guardião José Guilherme, os defesas Alberto Costa e Ni Rodrigues, os médios Diogo Sousa e Gonçalo Nogueira, e os avançados Jota Pereira e Rodrigo Duarte.

Após privilegiar o sistema tático '3x4x3' na época 2022/23, Moreno começou a época com um '3x5x2' numa pré-temporada com um triunfo, três empates e duas derrotas, mas também na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, em que os minhotos foram afastados pelos eslovenos do Celje.

Destaque para as saídas dos guarda-redes Celton Biai e Matous Trmal, dos laterais Ogawa e Hélder Sá, dos centrais Ibrahima Bamba e André Amaro, dois dos quatro jogadores mais utilizados em 2022/23, do médio Janvier e dos avançados Rúben Lameiras, Mikey Johnston e Anderson Silva

O Vitória iniciiou a 79.ª participação na I Liga com uma vitória magra no terreno do o recém-promovido Estrela da Amadora.

Depois de receberem o Gil Vicente e o Vizela, em agosto, os minhotos deslocam-se ao reduto do campeão Benfica na quarta jornada, em setembro, e defrontam, entre novembro e janeiro, FC Porto, para a 11.ª jornada, em casa, Sporting, para a 13.ª, também em Guimarães, e Sporting de Braga, rival minhoto que visitam na 16.ª ronda e recebem na 33.ª, antes do duelo em Arouca, para a 34.ª e última jornada.

A SAD está no mercado à procura de um novo treinador para a vaga de Moreno Teixeira.