Varanda, 21 anos, era até hoje avançado do Santa Clara. Estava emprestado pelos brasileiros do América Mineiro, mas nunca chegou a representar o clube insular.

Nas redes sociais, a explicação. A saúde mental falou mais alto e o jovem jogador decidiu colocar um ponto final no futebol.

"Deixo bem claro para todos que a decisão de parar foi toda minha. Vou cuidar da minha saúde mental, dos meus filhos. Sei que é difícil para muitas pessoas, para os meus empresários, o Fernando, o Guilherme, todos os clubes que eu trabalhei, também. Sei que é difícil para todos. Todos acreditavam no meu potencial. É difícil para mim, também, e para a minha família. Só eu sei pelo que passo. Ninguém sabe, só eu sei. Quero tirar um tempo para mim, cuidar da minha família, cuidar dos meus filhos, estar mais perto deles. Obrigado por todos que estiveram ao meu lado. A vida segue."

O jogador chegou aos Açores no início do verão. Chegou a ser convocado para dois jogos da I Liga (Casa Pia e AVS), mas não chegou a entrar em campo.

De forma surpreendente, Varanda termina a curta carreira ao fim de 57 jogos.

Para além do Santa Clara e do América Mineiro, o avançado passou também pelo Corinthians, São Bernardo, Chapecoense e Akritas Chlorakas.

Quando chegou aios Açores, na apresentação, estas foram as primeiras palavras de Varanda: "Prometo dar tudo por esta camisola e por esta região".

O Santa Clara anunciou que chegou a acordo com o América Mineiro para a rescisão antecipada do empréstimo por "vontade expressa do jogador".