O Belenenses foi hoje autorizado a registar novos contratos e a utilizar jogadores com vínculos anteriores, depois de ter apresentado na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) certidões emitidas pelo Serviço de Segurança Social e Serviço de Finanças.
A 25 de Junho, a LPFP tinha impedido Belenenses, Leixões, Vitória de Setúbal, Gil Vicente e Santa Clara de registarem contratos de trabalho desportivo ou de formação, bem como de utilizarem jogadores com contratos já registados em épocas anteriores, por não terem apresentado comprovativo de terem a situação contributiva regularizada perante a respectiva repartição de finanças e Centro Regional da Segurança Social. Vitória de Setúbal (Liga) é assim a única equipa que ainda não completou a inscrição na LPFP.
Esse impedimento só cessará com a apresentação da certidão da administração fiscal, da segurança social, cópia certificada pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias empresas e à Inovação) de ata onde conste o acordo celebrado entre o clube ou SAD, a administração fiscal e Segurança social, ou de prova documental nos demais casos.
Se não cumprirem os requisitos estipulados pela Liga, os clubes faltosos são relegados às competições não profissionais, sanção aplicada ao Estrela da Amadora na época 2009/2010, sendo substituído na altura na grelha dos 16 participantes na Liga de futebol pelo Belenenses.
Caso o Vitória de Setúbal seja obrigado a descer ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, será o Belenenses, mais uma vez, a ocupar na Liga principal o lugar que ficar vago.
Comentários