Primeiro foram as 'famosas' 65 pizas oferecidas aos adeptos da Académica de Coimbra que se deslocaram a Famalicão para ver o último encontro da 12.ª jornada da II Liga, que terminou para lá das 22 horas.
“Esta ideia surgiu no planeamento que preparamos no início da época e vimos o jogo com a Académica de Coimbra a altura indicada para implementarmos, derivado ao horário do jogo em questão. Na altura que fizemos a encomenda para as pizas, num estabelecimento em Coimbra, tivemos muitas dificuldades em conseguir um grande número. O que aconteceu foi que a pizzaria não estava preparada para um pedido tão grande mas acabou tudo por se resolver”, contou Ivo Dias, diretor de marketing do Famalicão, ao SAPO Desporto.
O dirigente contou-nos que esta “ideia nasceu numa estratégia que o FC Famalicão tem na relação com os seus sócios/adeptos, de proximidade e preocupação no seu bem estar antes, durante e após o espetáculo desportivo”, sublinhando que, mais do que um plano estratégico, trata-se de recompensar quem pratica boas ações.
“Tratamos bem quem bem nos trata bem e, por exemplo, no jogo com o Académico de Viseu [5.ª jornada a 23 de setembro de 2018], os nossos adeptos não conseguiram chegar ao estádio por causa de um problema no autocarro e nós, equipa profissional, fomos ter com eles para se sentirem sempre parte integrante da nossa família”.
É desta forma que os dirigentes do clube minhoto tentam compensar o esforço feito pela equipa de futebol, que se encontra na segunda posição, a sete pontos do líder Paços de Ferreira e o mesmo numero de pontos de vantagem face ao terceiro classificado, o Estoril.
A 14 de janeiro, o desafio Famalicão-Estoril encerrava a 17.ª jornada e, mais uma vez, o clube nortenho decidiu compensar o esforço dos poucos adeptos do Estoril, que fizeram mais de 350 quilómetros para a apoiar a sua equipa.
Os adeptos dos ‘canarinhos’ foram surpreendidos nas bancadas do estádio do Famalicão com a oferta de dezenas de pães com chouriço antes da partida. O encontro terminou com o triunfo do Famalicão por 2-0, mas nas redes sociais vários adeptos do conjunto 'canarinho' partilharam a sua surpresa com a generosa oferta dos anfitriões.
A mais recente oferenda do Famalicão foi uma pequena embalagem de ‘nuggets’ de uma conhecida marca de 'fast food'.
“Quando iniciamos com estas ações, nunca as pensamos comercialmente mas sim de forma sentimental e umbilical com os nossos adeptos", diz Ivo Dias.
"Com o impacto que tivemos, fomos abordados por diversos parceiros que tinham o objetivo de se associarem a nós para ativarem a sua marca”.
O jogo em questão foi o embate entre o Famalicão e o Paços de Ferreira [20.ª jornada, a 03 de fevereiro], importante nas contas da corrida ao título. Além de adeptos, os elementos da comunicação social também foram brindados.
“Na altura em que distribuímos os ‘nuggets’, devido à azáfama em torno do jogo e ao trânsito existente, não conseguimos partilhar no inicio do jogo por isso foi feita a distribuição no final do mesmo”.
A faltarem dez jornadas para terminar a II Liga, a direção do Famalicão garante que as oferendas não vão ficar por aqui.
“A única coisa que podemos adiantar é que, dentro do nosso plano de trabalho, teremos sempre mais iniciativas com a preocupação focada e direcionada para os nossos adeptos”, remata o diretor de marketing.
Comentários